‘Toda Criança na Escola’: programa visa coibir faltas escolares
O Programa ‘Toda Criança na Escola’ coloca em prática ações que garantem o direito a educação. O lançamento ocorreu na manhã de terça-feira (18), no Auditório Acary de Oliveira – anexo à Prefeitura, e contou com a presença de autoridade e comunidade escolar.
“O objetivo é que sejam atendidas as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental que não estejam frequentando regularmente a rede pública municipal de ensino”, explicou a coordenadora do Programa ‘Toda Criança na Escola’, Elizangela de Souza.
Entre as medidas do Programa estão ações efetivas que colocam em evidência a responsabilidade dos pais em relação da frequência no ambiente escolar. “O aluno, o educando que apresentar duas faltas injustificadas durante o mês, já sinaliza a o alerta por parte da unidade de ensino que entrará em contato com os pais, os responsáveis legais para orientar quanto a frequência escolar obrigatória”, declarou.
Os casos de faltas serão levados a coordenação do ‘Toda Criança na Escola’. Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino irão notificar os coordenadores do Programa após o registro de cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas no período de sessenta dias letivos.
CRIANÇA ACOLHIDA – “A criança não é apenas da educação; a criança é de todos. A rede precisa funcionar precisamos de ajuda. Não basta apenas a Secretaria de Educação atuar, com a união de todos é que o serviço funciona”, reforça a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa. “O objetivo é colocar todos os olhares na criança, é focar e não demorar no atendimento, em acionar a rede quando tiver necessidade”.
A secretária enalteceu a importância do Programa, principalmente, diante dos dados de crianças foram da escola. “Já colocamos mais de 100 crianças em sala de aula, elas têm o direito a educação e estavam fora da sala de aula. Enquanto a criança está fora da escola não sabemos a condição em que está vivendo, como está sendo tratada, se tem sendo alimentada, se vive situação de violência”, pontou ao salientar o trabalho em rede.
INVESTIR EM EDUCAÇÃO – Segundo o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, a iniciativa reforça o comprometimento em relação ao direito a educação. “Com políticas de desenvolvimento humano e econômico, avanços no ponto de vista tecnológico, vai dando oportunidade e espaço para que possamos ver o que queremos ser como ser humano, é possível construir um território saudável a partir da educação”, afirmou ao comentar que o Programa irá atuar de maneira mais rígida com as famílias, contudo, também faz parte do poder público ter esse comprometimento.
Da Redação
TOLEDO