‘Toda Criança na Escola’: programa visa coibir faltas escolares

O Programa ‘Toda Criança na Escola’ coloca em prática ações que garantem o direito a educação. O lançamento ocorreu na manhã de terça-feira (18), no Auditório Acary de Oliveira – anexo à Prefeitura, e contou com a presença de autoridade e comunidade escolar.

“O objetivo é que sejam atendidas as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental que não estejam frequentando regularmente a rede pública municipal de ensino”, explicou a coordenadora do Programa ‘Toda Criança na Escola’, Elizangela de Souza.

Entre as medidas do Programa estão ações efetivas que colocam em evidência a responsabilidade dos pais em relação da frequência no ambiente escolar. “O aluno, o educando que apresentar duas faltas injustificadas durante o mês, já sinaliza a o alerta por parte da unidade de ensino que entrará em contato com os pais, os responsáveis legais para orientar quanto a frequência escolar obrigatória”, declarou.

Os casos de faltas serão levados a coordenação do ‘Toda Criança na Escola’. Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino irão notificar os coordenadores do Programa após o registro de cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas no período de sessenta dias letivos.

CRIANÇA ACOLHIDA – “A criança não é apenas da educação; a criança é de todos. A rede precisa funcionar precisamos de ajuda. Não basta apenas a Secretaria de Educação atuar, com a união de todos é que o serviço funciona”, reforça a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa. “O objetivo é colocar todos os olhares na criança, é focar e não demorar no atendimento, em acionar a rede quando tiver necessidade”.

A secretária enalteceu a importância do Programa, principalmente, diante dos dados de crianças foram da escola. “Já colocamos mais de 100 crianças em sala de aula, elas têm o direito a educação e estavam fora da sala de aula. Enquanto a criança está fora da escola não sabemos a condição em que está vivendo, como está sendo tratada, se tem sendo alimentada, se vive situação de violência”, pontou ao salientar o trabalho em rede.

INVESTIR EM EDUCAÇÃO – Segundo o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, a iniciativa reforça o comprometimento em relação ao direito a educação. “Com políticas de desenvolvimento humano e econômico, avanços no ponto de vista tecnológico, vai dando oportunidade e espaço para que possamos ver o que queremos ser como ser humano, é possível construir um território saudável a partir da educação”, afirmou ao comentar que o Programa irá atuar de maneira mais rígida com as famílias, contudo, também faz parte do poder público ter esse comprometimento.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.