Toledana entre os aprovados na Escola do Teatro Bolshoi Brasil para 2025
Estimated reading time: 3 minutos
Ana Júlia de Abreu Barbosa, aluna de ballet clássico do Núcleo Acadêmico de Dança de Toledo, está entre as aprovadas na seleção nacional para integrar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil a partir de 2025. A avaliação foi neste final de semana em Joinville (SC). Candidatos de Santa Catarina e de mais 16 estados do Brasil estiveram na cidade para disputar uma das 40 vagas oferecidas pela instituição. Este ano, mais de 3 mil bailarinos participaram das pré-seletivas, resultando em um índice de 77 candidatos por vaga. Na etapa final, que aconteceu neste final de semana, 400 crianças de todo o país participaram.
TESTES NO BOLSHOI
Foram realizados testes médico-fisioterápicos, que analisaram postura, estrutura física, habilidades motoras, frequência cardíaca e respiratória, força, musculatura e articulações. Além disso, houve testes artístico-musicais e cognitivos que avaliaram as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e o desempenho intelectual dos candidatos.
Os 40 aprovados ingressam no curso de Dança Clássica e iniciam o 1º ano da instituição em fevereiro de 2025 e o curso gratuito tem duração de 8 anos.
Para a coordenadora da Seleção Nacional da Escola Bolshoi, Sylvana Albuquerque, o teste vai além da dança; é uma oportunidade para transformar vidas. “Muitas crianças vêm de realidades muito diversas, enfrentando desafios que não podemos imaginar. Elas carregam expectativas, medos e esperanças. Nossa missão é acolhê-las com respeito, empatia e carinho, independentemente de suas origens. Para muitas, essa pode ser a primeira vez que têm a chance de sonhar.”
BOLSISTAS
Os aprovados na Seleção Nacional, serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania. As matrículas acontecem no mês de novembro, e os documentos serão disponibilizados pelo site da instituição.