Estudantes de Toledo são premiados na Febrace 2024

Estimated reading time: 4 minutos

Construir competências e aproximar o estudante da academia são fundamentos da pesquisa. Ela é importante para o aluno, porque desenvolve habilidades essenciais, como a análise crítica, a resolução de problemas e a argumentação lógica. Em Toledo, os alunos do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre são incentivados a buscar soluções para demandas da sociedade. Os resultados foram apresentados na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O evento, que reuniu as melhores ideias de jovens cientistas do Brasil aconteceu entre os dias 25 e 28 de março, na Universidade de São Paulo (USP). Foram 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico. As pesquisas trazem soluções criativas para desafios locais, regionais ou até globais – boa parte deles voltada para sustentabilidade e mitigação de impactos das mudanças climáticas.

CONTEMPLADOS – Os projetos vencedores são de estudantes de escolas localizadas nos estados do Paraná, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Os autores receberam medalhas, certificados digitais e troféus. Patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, aqueles contemplados com vaga para a Regeneron ISEF terão todas as despesas cobertas, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e credenciamento.

Além dos primeiros colocados, a Febrace 2025 também reconheceu os projetos que conquistaram 2º, 3º e 4º lugares, homenageou professores orientadores de destaque e premiou os melhores projetos por estado.

A edição deste ano distribuiu ainda dezenas de prêmios especiais oferecidos por universidades, institutos de pesquisa, empresas e organizações internacionais.

Os jovens cientistas do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre conquistaram três importantes premiações. A estudante Fernanda Graciela Gonçalves Jank ficou em segundo lugar na categoria Ciências Biológicas com a pesquisa ‘extrato vegetal: uma alternativa aos agroquímicos no controle do fungo em frutos da bananeira – fase V’. Ela também recebeu o prêmio especial, trata-se do Prêmio Inovação, oferecido pela Ajinomoto. O grupo também conquistou o Prêmio Incentivo a Inovação Tecnológica Mostratec. Outro estudo apresentado foi ‘Uso de extratos vegetais como acelerado de velocidade na germinação e enraizamento de orquídeas no cultivo in vitro’ pela aluna Beatriz Maria Ferreira dos Santos.

Segundo a coordenadora do Clube de Ciêcias Dioneia Schauren, o Prêmio Incentivo a Inovação Tecnológica Mostratec garante o direito de participar da maior Feira de Ciências da América Latina. A Feira Internacional acontece em Novo Hamburgo (RS) neste ano.

CONCORRÊNCIA – Dioneia explica que a Febrace deste ano foi considerada a edição mais concorrida. “Eram muitas pesquisas e todas com níveis de discussões elevados”. Outro fator pontuado pela profissional é que os dois trabalhos de Toledo apresentados na Feira concorreram na mesma categoria. “Isso nos trouxe dificuldades, porque as nossas chances estavam na mesma categoria”.

Dioneia comenta que a modalidade Ciências Biológicas teve em média de 50 e 60 pesquisas apresentadas e todas de alto nível. “São pesquisas com célula de colágeno; outras que utilizaram o veneno de cobra, enfim. São questões desenvolvidas em instituições, como a Fiocruz ou em universidades”.

Ela avalia que conquistar três prêmios na Febrace é motivo de comemoração e de felicidade. “Conquistar o segundo lugar na categoria de Ciências Biológicas é uma sensação de dever cumprido. Demonstra que mesmo com as dificuldades e as nossas limitações conseguimos colocar o nosso estudo entre os melhores. A sensação é excelente”.

Conforme Dioneia, os resultados evidenciam ainda o trabalho de qualidade e o comprometimento de cada estudante. Ela enfatiza que as pesquisas são realizadas com muita dedicação, força de vontade e determinação para persistir. “Quem persiste desenvolve trabalhos de qualidade e faz o melhor possível dentro das condições que temos. Saber que entre esses trabalhos, a nossa pesquisa está entre as melhores é algo maravilhoso.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.