Um futuro promissor: Toledo comemora 72 anos de conquistas

Estimated reading time: 6 minutos

As cidades, em sua maioria, foram construídas com base em princípios concebidos há décadas. Ao longo de suas histórias, os municípios buscam o crescimento econômico, sendo um local para negócios, migração e qualidade de vida. Quando o assunto é planejamento urbano e futuro das cidades, está evidente que a juventude ou até mesmo quem passou um pouco da idade deste período devem fazer parte dessa conversa.

Toledo é exemplo: são 72 anos de fundação de um Município pujante em diversas áreas, como agronegócio, educação, tecnologia, esporte, empreendedorismo, saúde, cultura, entre outras áreas. O aniversário de Toledo é comemorado em 14 de dezembro. Uma data para celebrar as conquistas dos pioneiros. De pessoas que deixaram seus lares e investiram no Município, porque acreditaram nesta terra e com muito esforço e dedicação, elas superaram cada obstáculo naquele tempo.

Hoje, vemos que Toledo avançou. O futuro? Ele precisa ser idealizado e planejado. É preciso assegurar a igualdade de oportunidades, a educação de qualidade, acesso ao esporte, uma vida livre de violência e com saúde, com sustentabilidade e preservação ambiental. Essas são algumas das prerrogativas fundamentais para que a sociedade possa transformar os projetos de vida, além de possibilitar a formação de uma população economicamente ativa, saudável e produtiva.

CONQUISTAS – O prefeito do Município, Beto Lunitti comenta que Toledo celebra 72 anos de uma história construída com coragem e determinação por aqueles que chegaram aqui em 1946 e transformaram um pequeno vilarejo em uma cidade referência. “Somos reconhecidos pelo agronegócio, pela inovação e pela qualidade de vida, sempre impulsionados pela força e dedicação do nosso povo, que nunca se acomoda e está sempre buscando o melhor para suas famílias”.

O gestor lembra que nos últimos anos, houveram avanços importantes que consolidaram Toledo como um município modelo. “Na saúde, conquistamos o 2º lugar nacional em acesso, abrimos o Hospital Regional, ampliamos a saúde bucal de 13% para 67% e contratamos 20 novas equipes de Saúde da Família. Na educação, demos um salto histórico, saindo da 54ª para a 4ª posição no Paraná, registrando o maior IDEB da nossa história e modernizando escolas com tablets, laboratórios de robótica e ciências, além de valorizar professores e garantir merenda de qualidade”. Lunitti cita ainda a transformação no transporte público, “trazendo mais conforto e eficiência, e investimos em iluminação 100% LED e melhorias na limpeza urbana, sempre com o foco em oferecer uma melhor qualidade de vida”.

Nesta oportunidade, ele agradece a população pela confiança na gestão do município. “Quero aproveitar para agradecer a cada morador de Toledo pelos quatro anos que me confiaram neste mandato. Foi uma honra trabalhar por nossa cidade. E, com o mesmo espírito de gratidão, desejo ao prefeito eleito, Mário Costenaro, muito sucesso em sua gestão. Antes de ser político, sou um apaixonado por Toledo. Aqui estão os meus bens mais preciosos: minha família, meus amigos e toda a minha história. Quero que ele seja o melhor prefeito possível, porque o sucesso dele é o sucesso da nossa cidade. No que depender de mim, estarei à disposição para ajudar no que for necessário, garantindo que Toledo continue avançando e superando seus desafios”.

Beto Lunitti complementa que “Toledo completa 72 anos com orgulho das suas conquistas e ciente dos desafios que ainda estão por vir. Que possamos, juntos, continuar construindo uma cidade de oportunidades e realizações para todos. Viva Toledo!”.

JOVEM CIDADE – Para o prefeito eleito Mario Costenaro, Toledo é uma jovem cidade e com um desenvolvimento extraordinário. “Isso se deve aos seus pioneiros. Aqueles que aqui chegaram ou estão chegando e a eles pertencem a construção dessa cidade linda”.

Costenaro explica que Toledo possui um solo fértil para a produção, mas também porque sua gente teve e tem a capacidade de desenvolver o seu trabalho com dignidade. “A sociedade participa da construção de um desenvolvimento tão próspero e tão diferenciado em relação a grande maioria das cidades do Brasil”.

Ainda na visão do prefeito eleito, Toledo é uma cidade próspera e as pessoas colaboram entre si. “O município se destaca na agricultura e na produção de proteína animal. A cidade atinge os maiores índices no Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBPA) e batemos recordes. Além disso, os setores de Comércio e Serviços, cada vez mais, se desenvolvem. Também estamos com novos ativos tecnológicos; a nossa base educacional se multiplica em estrutura em todas as esferas; o ensino básico busca o seu fortalecimento; a saúde está com uma boa qualidade, principalmente baseada na qualificação do nosso servidor público e amplio para todas as áreas da Prefeitura”, destaca Costenaro.

CELEBRAR – Em virtude do desenvolvimento da cidade, o prefeito eleito salienta a importância em comemorar tudo o que já foi construído nestes 72 anos. “Hoje, nós temos uma condição de praticamente pleno emprego em Toledo. Uma cidade a nível de primeiro mundo com Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) bastante importantes, principalmente, quando se busca uma cidade mais qualificada ao cidadão”, reforça Costenaro.

Ele enfatiza que Toledo é uma cidade culta e com consciência. “Uma cidade de luz e lúcida a ponto de entender que esse desenvolvimento que a gente faz aqui, que esse desenvolvimento que é construído por todos, ainda não chega de uma forma harmônica a todos os lugares, a todos os bairros, a todas as ruas, a todos os distritos, a todo município. Essa é uma condição que a gente busca. Essa é a Toledo que a gente acredita que pode mais e que ela tem uma capacidade de transformação ainda maior”.

Conforme o prefeito eleito, a comunidade acredita nessa possibilidade e o desafio da nova gestão é conduzir esse processo, com essa sensibilização e integração entre a iniciativa privada, o Poder Público e a mobilização da sociedade para que a gente avance. “Avance na construção de uma visão de futuro, de uma visão de uma Toledo para daqui 30 ou 40 anos. Que a gente saiba priorizar as ações o passo a passo e aos poucos avançando de uma forma sólida, consolidada utilizando-se dos recursos técnicos necessários atento a essas novas transformações tecnológicas e sempre lembrando que a melhor Toledo é aquela Toledo que pensa nas pessoas!”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.