Toledo abre 130 novos empregos formais em julho

O município de Toledo registrou o saldo positivo de 130 vagas de emprego no índice de empregabilidade em julho deste ano. A informação foi apresentada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), na última segunda-feira (29). Os dados indicam que a cidade registrou 2.533 admissões contra 2.403 desligamentos no mês passado. O saldo positivo representa o aumento de 5,40% em contratações em relação as demissões.

O setor de Serviços está entre as principais áreas responsáveis pelos números positivos do município, com 1.030 admissões contra 830 desligamentos, gerando o saldo positivo de 200 de novos empregos.

De acordo com o diretor da Agência do Trabalhador, Cristiano José da Silva, o setor de serviços teve esse aumento no número de contratações, porque ele está presente nas mais diversas áreas do município, como exemplo bancos. “Esse aumento deve-se também aos MEIs que fazem contratações para prestação de serviços, como eletricista, encanador, limpeza, entre outros”.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ainda indicam que o setor da Construção teve o saldo positivo de 44 empregos, isto é, 283 admissões e 239 desligamentos em julho deste ano. O Comércio também apresentou saldo positivo. No mês passado, o setor realizou 576 novas contratações e desligou 564 trabalhadores. Os dados da Agropecuária mostram que o setor teve 51 contratações e 48 desligamentos no período.

O setor de Indústria apresentou o maior número de desligamentos em julho, ou seja, 722 trabalhadores receberam baixa na Carteira de Trabalho. Porém, no mês passado, o setor contratou somente 593 novos funcionários, gerando um saldo negativo de 129.

PROPORÇÃO – Em termos proporcionais, Toledo obteve, nos sete primeiros meses deste ano, o melhor resultado em geração de empregos formais entre os 21 municípios do Paraná com mais de 100 mil moradores.

De janeiro a julho deste ano, os dados do Caged apontam 19.655 admissões e 16.833 desligamentos, em Toledo. Esses índices geram um saldo positivo de 2.822 novos postos de trabalho.

O diretor da Agência do Trabalhador comenta que os números divulgados pelo Caged consolidam Toledo como a cidade que mais gera emprego, ao considerar a proporção de habitantes.

Silva complementa que os resultados do Caged são considerados importantes. “Eles demonstram a força econômica do nosso município. Esses resultados nos deixam animados, porque eles mostram que a nossa cidade tem muitas oportunidades em diversas áreas”, destaca.

GERAÇÃO DE EMPREGO – No cenário estadual, Toledo também destacou-se no crescimento do número de pessoas empregadas com carteira assinada nos cinco setores avaliados no levantamento (agropecuária, construção, comércio, indústria e serviços), passando de 51.617, no começo do ano, para 54.439, um crescimento de 5,47%. Essa é a quarta maior média entre as 21 cidades do Paraná com mais de 100 mil habitantes, atrás de Colombo (6,48%), Araucária (6,21%) e Fazenda Rio Grande (5,85%).

Comparando os índices ao número total de habitantes, Toledo tem a segunda maior proporção entre os municípios analisados: 37,65%. Encontra-se atrás de Curitiba (38,43%) e à frente de Maringá (35,44%), Cascavel (32,17%) e São José dos Pinhais (30,64%).

Para colaborar na geração de emprego e renda do município, a Agência do Trabalhador de Toledo tem buscado parcerias com as empresas. O diretor explica que o objetivo principal é conquistar mais vagas para disponibilizar para a população.

Silva complementa que a Agência do Trabalhador de Toledo também investe em cursos de qualificação profissional e disponibiliza para população em geral, sem custo.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.