Toledo conquista Certificado e Selo Bronze de eliminação vertical de ISTs

Estimated reading time: 2 minutos

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), liderada pela titular da pasta, Gabriela Kucharski. Na ocasião, foram apresentados ao chefe do Executivo os certificados que o município de Toledo obteve recentemente. 

Entre os prêmios recebidos está o Selo Bronze/Rumo à eliminação da transmissão vertical da Hepatite B. Na ocasião, foi apresentada a Certificação da Eliminação Vertical do HIV e Sífilis, conquista obtida pelo município pelo segundo ano consecutivo – foi também o segundo ano consecutivo em que Toledo foi o único município do Brasil a receber esta certificação. 

Ambas as premiações foram recebidas em Brasília, entregues pelo Ministério da Saúde. “É um prêmio que é fruto do trabalho de todos, de toda a rede que se envolve e faz seu trabalho com dedicação e muito empenho. Essa é uma conquista que mostra que o acesso à saúde pública quando desenvolvido com qualidade é capaz de mudar a vida de uma criança e de uma família. Quando conseguimos evitar que essa criança nasça com HIV, Sífilis ou Hepatite B, ela consegue crescer saudável e sem complicações derivadas dessa infecção”, comenta a secretária da saúde, Gabriela Kucharski. “Gostaria de parabenizar a toda a equipe da saúde, pois realizaram um lindo trabalho, esse prêmio é o resultado de toda dedicação do dia a dia e do amor que vocês tem com esse trabalho”, comentou o prefeito Beto.

A transmissão vertical consiste na transmissão de uma doença ou infecção a partir da mãe para o seu recém-nascido dentro do útero, durante o parto ou no pós-parto. Com isso em vista, o Ministério da Saúde observa uma série de critérios qualitativos e quantitativos que são avaliados para que o município obtenha a certificação da eliminação de determinada doença ou infecção.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.