Toledo conclui segunda fase de atualização do cadastro técnico urbano e rural

Acaba de ser concluída a segunda fase dos serviços de atualização do cadastro técnico contratados pelo governo municipal ao valor de R$ 6.375.913,50 com a intenção de implantar uma plataforma de gestão territorial – a primeira foi o levantamento fotográfico terrestre com câmeras 360°. Após 15 dias realizando a cobertura aerofotogramétrica de áreas urbanas e rurais de Toledo, o helicóptero a serviço da DRZ Geotecnologia e Consultoria Ltda. EPP decolou do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho pela última vez na manhã desta quarta-feira (31).

O momento foi prestigiado pelo prefeito Beto Lunitti, que conheceu de perto a aeronave e os equipamentos embarcados. Em seguida, a convite do comandante Campos Junior, embarcou no helicóptero e fez um rápido sobrevoo nos arredores do aeródromo.

Além de captar imagens áreas de altíssima qualidade, o helicóptero emite um raio laser por meio do qual se realiza uma varredura em que se detectam as variações de relevo. A partir destas informações, um software forma imagens tridimensionais (ortorretificação), uma ferramenta muito precisa que revela ao município a presença e a extensão de inúmeras estruturas em propriedades públicas e privadas, formando um cadastro técnico multifinalitário.

Cada categoria deste banco de dados imagéticos é separada por camadas, as quais podem, ao final de todo o trabalho, ser consultadas de forma isolada ou conjunta. “Cada informação dessas é uma gaveta de um grande armário que será sempre requisitado toda vez que a prefeitura for planejar e executar políticas públicas nas mais diversas áreas. É um investimento que aumenta a eficácia do governo municipal e, com isso, melhora a vida de toda a população”, destaca Beto. “Quando este trabalho da empresa contratada estiver plenamente concluído, será possível acessar, a qualquer momento, informações estratégicas que serão atualizadas em tempo real. O maior produtor de alimentos do Paraná também é um celeiro de inovação”, frisa.

Com planos de voo autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero que realizou a cobertura aerofotogramétrica do território toledano trabalhou, em média, 7 horas por dia. O trabalho foi realizado a uma altura de 850 metros na área urbana e de 1.000 metros na área rural.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.