Forças da segurança de Toledo e região desmantelam grupos criminosos
Estimated reading time: 3 minutos
Policiais civis da 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo realizaram uma operação de combate ao tráfico de drogas local e interestadual. Os trabalhos resultaram no cumprimento de 30 mandados judiciais, buscas e apreensões domiciliares, prisões temporárias e prisões preventivas, além disso, foram apreendidos valores em dinheiro, entorpecentes (maconha e cocaína), armas de fogo e munições.
A operação teve como alvo dois grupos criminosos envolvidos na comercialização e distribuição de entorpecentes na região Oeste do Paraná e em outros estados. Os trabalhos investigativos ocorreram nos últimos dez meses. As investigações foram decisivas para identificar os envolvidos, além de mapear a logística das organizações criminosas.
“A operação contou com o apoio em várias subordinadas da 20ª SDP, Polícia Militar com uma equipe da Rotam e também com o grupo de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil do Estado do Paraná”, destaca o delegado, Fábio Freire. “Foram aproximadamente 30 mandados, entre mandados de busca e apreensão domiciliares e prisões que foram cumpridos”.
As prisões, além de Toledo também ocorreram em Cascavel – nem todos foram realizadas no data do dia 28, alguns acusados já estavam detidos. Ao todo, foram presas 14 pessoas, sendo nove prisões em Toledo. Até o início da manhã de quinta-feira (28), um dos investigados permanece foragido e as forças de segurança seguem realizando diligências para localizá-lo.
OBJETOS APREENDIDOS – “Com relação às drogas e os objetos apreendidos foram apreendidos quase 1 quilo de cocaína, alguma quantidade de maconha, balança de precisão, caderno de anotação, máquinas de cartão e também uma arma de fogo de uso restrito calibre 9 mm, mais um carregador e mais de 40 munições”, relata o delegado.
Durante as ações, em diferentes oportunidades ao longo das investigações (período de dez meses), foram apreendidas mais de cinco toneladas de maconha. Esse montante reforça a gravidade e a dimensão do esquema criminoso.
APOIO ESTRÁTEGICO – O trabalho contou com o apoio estratégico de diversas forças de segurança, entre elas o Denarc – Núcleo de Cascavel/policiais civis das delegacias subordinadas à 20ª SDP, policiais do grupo Rotam da Polícia Militar e Cope – Centro de Operações Policiais Especiais da PCPR.
“A equipe da Polícia Civil entende que a operação faz com que diminua a quantidade de entorpecentes que estava sendo distribuída em Toledo. Além disso, esses grupos criminosos tinham ligações. Não foram duas operações distintas: uma ligada a venda direta ao usuário e outra que tem foco no abastecimento aqui e de outros estados”, aponta o delegado.
Da Redação
TOLEDO