Toledo segue em uma crescente na geração de empregos, aponta diretor
Estimated reading time: 3 minutos
O município de Toledo é destaque na geração de empregos formais no Paraná com um saldo positivo de 2.208 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano passado, conforme apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações, que foram apresentadas na última quinta-feira (30), resultam em 36.511 admissões e 34.303 desligamentos ocorridos no período.
De acordo com o diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho, da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco) Rodrigo Souza, apesar dos números serem positivos no ano de 2024, Toledo encerrou o mês de dezembro com o saldo negativo, ou seja, mais pessoas foram demitidas no período.
Ao todo foram 2.016 admissões e 2.984 desligamentos. Esses dados resultam em um saldo negativo de -968. O setor que mais demitiu trabalhadores em dezembro do ano passado foi serviços, ocasionando um saldo negativo de -670. Além disso, a Indústria (-192) e a Construção Civil (-4) também ficaram negativas.
CRESCIMENTO – No acumulado do ano de 2024, Toledo cresceu no ponto de vista de carteira assinada 3,68% comparado a 2023. O setor com maior crescimento é a construção civil, que totalizou mais de 9%. Souza explica que ao analisar os dados, os setores da Indústria (848) e Serviços (867), por si só, efetivaram mais trabalhadores no mercado. “A construção civil apresenta esse crescimento, porque ela é um setor que gera oportunidade aos demais. É visível a verticalização que ocorre no município. A construção civil é responsável por dar um apoio e suporte aos demais setores”, avalia Souza.
GERAÇÃO – Segundo o diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho, da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco), o município de Toledo está em uma crescente na geração de emprego. “Acredito que teremos um ano aquecido no que diz respeito a geração de emprego na cidade. Os resultados positivos são também frutos do desenvolvimento da cidade, puxados pelos setores de Serviço, Indústria e dando suporte no comércio que manteve Toledo sempre ativo”.
O diretor lamenta que a rotatividade de trabalhadores interfere no desenvolvimento da cidade, devido ao tempo para preparar essas pessoas para ocuparem as suas novas funções.
Souza complementa que a Agência continuará atuando de maneira mais ativa e envolvendo as empresas, principalmente, as que colaboram no processo de contratação. “Auxiliaremos os empresários a encontrarem colaboradores compatíveis com o perfil de cada vaga. No ano passado, foram registradas muitas contratações, mas saíram também muitas pessoas. Nós devemos trabalhar muito para que as pessoas permaneçam em seus empregos”.
Da Redação
TOLEDO