Toledo realiza fase final do 2º Campeonato Municipal de Robótica Educacional

Esses estudantes foram selecionados após vencerem etapas internas realizadas em suas escolas ao longo do ano letivo. As duplas competem em cinco chaves — três no período matutino e duas no vespertino. 

As duas melhores equipes de cada chave avançam para a grande final nesta quarta-feira (6), a partir das 14h. Em disputa, o título do campeonato, que atualmente pertence à Escola Municipal Osvaldo Cruz.

Os protótipos usados na competição foram projetados e construídos pelos próprios estudantes, com orientação dos professores, que os acompanham em cada partida. Os desafios colocam em prática os conceitos de robótica e programação desenvolvidos nas aulas, ampliando o aprendizado para uma competição de alto nível. “Estamos treinando para este campeonato desde a fase interna e vamos dar o nosso melhor na competição”, assegura o estudante do 5º ano da Escola Municipal Carlos Friedrich, Mateus Henrique Pasini, que fez dupla com Davi Pietro Grassi, também do 5º ano. “Eles, a exemplo dos demais colegas, participaram das atividades com comprometimento e dedicação e se dedicaram muito nos treinamentos”, relata o professor de Mateus e Davi, Naação Luiz da Silva.

No jogo, as regras exigem habilidade e estratégia: 20 bolas são lançadas sobre a mesa, e os robôs precisam levá-las até a caçapa da equipe adversária. A partida só termina quando todas as bolas forem encaçapadas, e, em caso de empate, uma prorrogação com 15 bolas define o vencedor. “Este ano tivemos avanços na questão do envolvimento dos professores e, consequentemente, dos alunos nas atividades de Robótica. Percebi também que houve uma preocupação maior desta vez em traçar estratégias mais elaboradas para levar o maior número de bolas à caçapa adversária”, avalia o coordenador de Robótica Educacional da Smed, Julio Cesar Braun.

A secretária de Educação de Toledo, Dirce Maria Steffens Külzer, destaca o impacto do ensino de robótica no currículo das escolas municipais, enfatizando o envolvimento constante dos alunos. “Durante todo o ano de 2024, uma vez por semana, os alunos do primeiro ao quinto ano tiveram aulas deste componente curricular, que faz eles aprenderem de forma criativa e inovadora, desenvolvendo esses equipamentos para participar desses campeonatos fora do espaço escolar”, analisa.

TOLEDO

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