População deve buscar por orientação antes de realizar poda de árvore

Cada árvore plantada é um ato de amor à natureza. As árvores são o maior patrimônio ambiental que existem nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura. Existem circunstâncias que levam o Poder Público a realizar a poda ou retirar por completo a árvore. Mas, outras pessoas não respeitam as normas e promovem a poda drástica. A ação é considerada infração ambiental e pode causar um dano drástico para a árvore.

As árvores aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra, entre outros benefícios.

Um leitor do JORNAL DO OESTE encaminhou uma mensagem sobre as podas realizadas no município. Segundo o leitor, as árvores, em Toledo, estão acabando. Ele enviou um vídeo de uma poda realizada no Centro da cidade. As imagens mostram uma pessoa promovendo o corte da árvore. Além de realizar a poda, o cidadão não utilizava equipamentos para a sua segurança, como cinto, luva e capacete.

RECOMENDAÇÃO – De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente (SMMA) Junior Henrique Pinto, a população deve solicitar ao Poder Público para realizar a poda da árvore próximo da residência ou do estabelecimento comercial.

O secretário explica que para efetivar a poda na árvore, a pessoa deve seguir uma série de critérios técnicos. “Esses critérios seguem as normas do Plano de Arborização do município de Toledo”, cita.

Na ocasião, Junior Henrique enfatiza que a poda drástica é considera crime. “A equipe do Município promove orientações sobre essa temática e também quem busca por informação”, relata.

COMO FAZER – O secretário recomenda que o cidadão protocole o pedido ao Poder Público. “O Município possui uma empresa terceirizada. Essa equipe é responsável por efetuar o serviço. Atualmente, a demanda por poda é considerada alta. Existem bastante pedidos para poda, porém o número é considerado maior quando a temática é a retirada da árvore”.

Junior Henrique pontua que após receber o protocolo, o técnico realiza uma análise técnica e encaminha o pedido para o responsável pela execução da atividade. “As pessoas precisam utilizar os nossos canais para relatarem suas demandas ou quando tiverem dúvidas sobre os serviços”.

Contudo, o secretário lamenta que existem pessoas que não protocolam o pedido de poda da árvore e realizam o serviço por conta própria. “Neste caso, o cidadão que se sentir indignado com esse tipo de ação deve protocolar uma denúncia ao Município. A equipe vai até o local para averiguar a ocorrência. Após a fiscalização, o técnico emitirá o seu parecer”.

Junior Henrique salienta que a população precisa promover a denúncia. “Em caso de irregularidade, o cidadão que cometeu o ato receberá uma infração do Município. O ideal é sobre buscar por orientação e sanar toda a dúvida antes de tomar alguma decisão”, finaliza o secretário Municipal de Meio Ambiente.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.