Toledo pode ter colégio do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Estimated reading time: 2 minutos
A consulta pública sobre adesão de escolas da rede estadual ao programa Parceiro da Escola encerrou, na última segunda-feira (9), com 44,4 mil votos, conforme nota encaminhada pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed/PR). A nota informa que o quórum foi atingido em 94 escolas e nas demais 83 a decisão caberá à Seed. Ela vai decidir pela inclusão delas no programa a partir dos critérios estabelecidos para a formação dos lotes com as empresas.
O processo mobilizou a comunidade escolar ao longo dos últimos dias e teve a participação de pais, responsáveis, estudantes e servidores. Segundo a nota da Seed, a listagem detalhada com os colégios e regionais específicas ainda está sendo organizada em planilhas.
A nota ainda detalha que de acordo com a decisão judicial, a Secretaria tem legitimidade para decidir sobre as escolas que não atingiram o número mínimo de votantes. De acordo com a resolução Nº 7.789/2024 – GS/SEED, a listagem detalhada deve ser publicada até esta sexta-feira (13).
DEMOCRÁTICA – A Seed considera que a consulta era um passo fundamental do processo de implementação da parceria, organizada de maneira democrática.
Em entrevistas anteriores, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) José Carlos Guimarães disse que o programa tem como objetivo modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, permitindo que gestores e professores foquem integralmente no ensino.
Com o resultado oficial, as empresas parceiras listadas no credenciamento serão convocadas a definição da quantidade das escolas dentro dos lotes propostas, conforme os critérios estabelecidos no edital de licitação e as diretrizes do programa.
A Seed informa ainda que a formalização dos contratos observará as disposições legais aplicáveis, assegurando a conformidade com os requisitos de transparência e eficiência administrativa, com previsão de início das operações nas unidades contempladas a partir do início do ano letivo de 2025.
Da Redação
TOLEDO