IPDM: Indicador coloca Toledo no pódio da qualidade de vida no Paraná
Estimated reading time: 2 minutos
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou, na quarta-feira (18), os resultados do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que avalia anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos 399 municípios do Paraná. Toledo garantiu a terceira posição no ranking geral, com uma nota global de 0,8582.
No pódio, a Capital Paranaense do Agronegócio tem a companhia de de Curitiba (0,9013) e Palotina (0,8696). O “Top Five” é completado por Quatro Barras (0,8547) e Cafelândia (0,8525).
O IPDM é mensurado com base em dados administrativos fornecidos por órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Saúde, considerando informações captadas até o ano de 2022. O índice utiliza uma escala de 0 (mínima) a 1 (máxima) e representa a média aritmética entre os três componentes principais: Renda, Saúde e Educação – os de Toledo são, respectivamente, 0,7152, 0,8902 e 0,9692.
Segundo o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, a permanência de Toledo no pódio do IPDM reforça a eficiência das políticas públicas implementadas pelo governo municipal. “Este resultado é fruto de um trabalho coletivo que abrange desde o fortalecimento econômico até investimentos em educação e saúde. Continuaremos empenhados em aprimorar ainda mais a qualidade de vida dos toledanos”, destaca. “Esta divulgação serve como incentivo para a continuidade de projetos e iniciativas voltadas ao bem-estar da população, o que fará Toledo continuar sendo uma referência no âmbito estadual”, analisa.
TOLEDO