Toledo integra inovação e preserva raízes rurais e culturais

Estimated reading time: 5 minutos

Valério Augusto Mazzarollo, casado com a Luana, pai da Catarina, produtor rural e empresário, é neto de pioneiros de Toledo e filho de produtores rurais. Ele é a terceira geração da família na mesma atividade. A propriedade rural pertence à família desde os anos 60 e a principal fonte de renda sempre foi e continua sendo a suinocultura.

Da década de 60 até os dias atuais, muitos avanços ocorreram e desafios foram superados no período. A família observou que novos investimentos eram necessários. Em 2023, um espaço de turismo rural foi aberto. O Rancho Mazzarollo é uma empresa de turismo rural, com atuação regulamentada junto ao Cadastur do Ministério do Turismo. Especializada em passeios a cavalo e pioneira no segmento no Oeste do Paraná.

De acordo com o produtor rural e empresário, o turismo rural pode trazer uma série de benefícios significativos ao município de Toledo. “Além de promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população local, a prática pode ainda contribuir para a preservação ambiental e o fortalecimento da identidade cultural”.

BENEFÍCIOS – Mazzarollo enfatiza que o turismo rural pode ser um ‘motor’ de transformação econômica, social e ambiental para as pequenas propriedades de Toledo. “A atividade traz uma gama de benefícios, como o desenvolvimento econômico e sustentável, a preservação ambiental, a promoção de cultura local, o fortalecimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade de vida das comunidades”.

Ele acrescenta que o turismo rural tem o potencial de se tornar uma das principais formas de turismo nos próximos anos, beneficiando tanto os destinos rurais quanto os turistas. Para isso, ele pontua a importância de melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade nas propriedades rurais.

Atualmente, Mazzarollo assumiu o cargo de diretor de jovens no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar. Um dos objetivos é ser um facilitador na sucessão familiar, sendo responsável por auxiliar a transição entre gerações e garantir que os jovens sucessores estejam bem preparados para liderar as propriedades rurais com inovação, sustentabilidade e uma visão empreendedora.

Como diretor de jovens do Sindicato, ele pretende ainda auxiliar para que as futuras gerações continuem a produzir com sucesso, respeitando as tradições, mas incorporando as novas demandas e oportunidades que surgem no campo. “No primeiro momento, devemos instituir alguns roteiros de Turismo Rural. Queremos mostrar para a juventude as possibilidades existentes nas propriedades. O produtor pode investir nas atividades de suínos, aves, leite e grãos, mas também utilizar a área para outra ação. Exemplo: na propriedade da família tem um terreno acidentado e não era possível transformar em lavoura. Mas tornou-se um espaço para passeio a cavalo. É uma área de trilha no meio do mato. Ao final, organizamos um piquenique em uma área de grama, que também produzo o feno”.

O empresário complementa que pretende apresentar à juventude as novas possibilidades no campo. “Às vezes, promovemos um baixo investimento em um espaço menor, mas que pode receber visitação todo o ano. O negócio pode ser simples e bem feito. Assim é possível agregar valor para a propriedade e ser uma nova fonte de renda para as pequenas propriedades”.

TRANSFORMAÇÃO – Mazzarollo nasceu em Toledo e desde criança sempre ouviu as histórias de como tudo começou. “‘Isso aqui era tudo mato’. O município vivenciou um processo de transformação, com crescimento urbano e econômico, melhorias na infraestrutura, avanços na educação e saúde, além de se tornar um polo agroindustrial”.

Ele acrescenta que a cidade soube integrar inovação, sustentabilidade e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preservou suas raízes rurais e culturais. “Que o aniversário de Toledo seja um momento de reflexão sobre tudo o que já conquistamos e também de inspiração para o futuro que ainda estamos construindo”.

Conforme o produtor rural, Toledo é uma cidade que sempre o orgulhou e, ao longo dos anos, viu o quanto ela evoluiu de forma impressionante. “O turismo rural, como nossa atividade, é uma forma de integrar o campo com a cidade, valorizando nossa história e tradições enquanto proporciona novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social”.

Ele acredita no potencial de Toledo e na força do seu povo para continuar transformando a cidade em um exemplo de crescimento e qualidade de vida. “Estamos construindo um futuro promissor, e, como terceira geração na produção rural, é gratificante fazer parte dessa história. Para todos que acreditam em Toledo, no nosso futuro e nas nossas tradições, que possamos continuar juntos, trabalhando por uma cidade mais próspera, sustentável e inovadora”.

O empresário parabeniza Toledo e deseja que “os próximos anos tragam ainda mais progresso, inovação e prosperidade para todos nós. Parabéns Toledo! Que esta cidade continue a crescer, prosperar e ser motivo de orgulho para todos que têm o privilégio de viver aqui”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.