Toledo conta com novas salas cirúrgicas inauguradas no Ciscopar
Estimated reading time: 3 minutos
O Centro Cirúrgico do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) foi oficialmente inaugurado na manhã de segunda-feira (16). A solenidade reuniu autoridades municipais e regionais. As obras tiveram início em 2015, contudo, o projeto precisou passar por adequações. Com a inauguração o Ciscoapr visa aumentar os atendimentos.
“Essas três salas do Centro Cirúrgico era um compromisso da nossa gestão. Desde 2021, quando assumimos tínhamos o objetivo de inaugurar essa estrutura – o bloco – mas também o propósito de inaugurar as três salas do Centro Cirúrgico”, pontua o presidente do Ciscopar, Valter Aparecido Souza Correia, o Valtinho – também prefeito do município de Assis Chateaubriand.
Segundo o presidente, o Centro Cirúrgico irá contemplar os moradores dos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde. Ele declara que os atendimentos devem iniciar na área de dermatologia – com pequenos procedimentos – já nessa terça-feira (17).
INVESTIMENTOS – “Somente em equipamentos foram aplicados pouco mais de R$ 1 milhão – que foi uma parceria importante com o Governo do Estado, com a SESA. Agradecemos o apoio a parceria do governador Ratinho Junior e também o nosso secretário do Estado de Saúde, Beto Preto”, destaca.
Valtinho salienta que diversos procedimentos que antes demandavam deslocamentos para municípios mais longes, até mesmo a Capital, com a inauguração das salas poderá ser realizados no Ciscopar. “Isso faz com que o paciente e os familiares tenham mais qualidade nessa área da saúde, evitem de terem que trafegar por um longo trajeto e, assim, fiquem mais próximos de casa. Somente pelo fato dessa comodidade já valeu a pena essa estrutura”.
QUALIDADE NA SAÚDE – Em relação ao aumento dos atendimento, o presidente comenta que quando as três salas estiverem funcionamento o Ciscopar passará a ter capacidade de realizar de dez a 15 procedimentos por período. “Fechamos o ano de 2024 com quase dois milhões de pacientes atendidos e com o Centro Cirúrgico esses números irão aumentar ainda mais”.
Os primeiros atendimentos envolvem pequenos procedimentos na área da especialidade dermatológica, depois serão realizados em outras áreas. Todos serão procedimentos que não envolvem internamento.
“Com esse Centro Cirúrgico teremos mais saúde”, cita o prefeito de Toledo, Beto Lunitti. “Temos as demandas dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, pois saúde não é um privilégio é um deve”.
O diretor da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti, salienta a importância
Centro Cirúrgico para a população. “Com essas salas existe a possibilita da realização de cirurgias que o paciente faz a cirurgia e consegue ir para casa no mesmo dia. Essa estrutura é extremamente importante porque ela potencializa o acesso, além de aumentar e ampliar a capacidade de resolução na Região”.
Segundo Pedrotti, o Centro Cirúrgico visa contemplar essa modalidade que ainda não tinha na 20ª Regional de Saúde. “Ainda não tínhamos nenhum tipo de atendimento de caráter regional e isso promove o fortalecimento do próprio sistema de gestão, além de gerar esperança para quem necessita desse atendimento”, conclui.
Da Redação
TOLEDO