Toledo sedia encontro regional de chefes escoteiros

No próximo domingo (29), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, Toledo vai receber chefes escoteiros de toda região para o Indaba 2023 – Regional Oeste do Paraná. São esperados centenas de dirigentes do Movimento Escoteiro no evento.

De acordo com João Ademir Ribeiro Alves, Diretor Regional Oeste, Indaba é uma palavra proveniente do idioma zulu, que significa conferência ou reunião. O criador do Movimento Escoteiro, Baden Powel, introduziu essa palavra para se referir a reunião de líderes, dirigentes e responsáveis pelo movimento escoteiro. “Todo início de ano nós, chefes, dirigentes e líderes nos reunimos para traçar os objetivos do ano. Para realizar uma grande confraternização”, diz o dirigente, complementando que também é feito o alinhamento de calendário. Outro objetivo é fortalecer os responsáveis para mais um ano de trabalho.

“As atividades do Movimento Escoteiro precisam ser duras para as crianças. Quando falamos assim, sem explicação, soa como algo realmente duro”, cita João Ademir Ribeiro Alves, explicando que a palavra é na verdade a abreviação de Divertida, Útil, Recompensante e Atraente.

MÉTODO – O diretor Adjunto Regional Oeste, Edvin Kalil de Freitas Granville, o Paulista, lembra que a abordagem educacional do Escotismo é implementada através do Método Educativo Escoteiro, “um sistema educacional original que promove a autoeducação, o empoderamento e o aprendizado cooperativo”. Segundo ele, como em qualquer método educacional, o Método Educativo Escoteiro é o instrumento que aproxima os jovens dos aprendizados que se esperam que eles adquiram.

“A aplicação do Método Educativo Escoteiro resulta em uma experiência educacional, divertida e agradável para os jovens, onde eles estão seguros – física e emocionalmente. Seu objetivo é ser flexível e relevante para as diferentes necessidades dos jovens e da sociedade”, explica Paulista.

PROGRAMAÇÃO – No encontro em Toledo haverá mesa redonda sobre o método educativo e a ação dos escotistas; Mundo Vuca/Bani dos jovens; oficinas; encontro dos ramos e dirigentes, tudo com muita atividade prática.

Da Redação

TOLEDO

Escotista aponta: “A essência do jovem é a mesma”

Foto: Divulgação

Na opinião do escotista Tom Kramer, que será responsável por uma das palestras no Indaba previsto para acontecer em Toledo no domingo, o objetivo maior do encontro é discutir a mudança da juventude. Em sua avaliação, historicamente o jovem, do tempo da criação do Movimento Escoteiro em 1907, era a preocupação da sociedade porque ele não se preocupava com o futuro e vivia sem saber o que fazer. “Essa é a realidade do jovem de hoje. A essência do jovem é a mesma. A preocupação da sociedade segue sendo a mesma: de dar um bom encaminhamento a esse jovem no seu futuro”, destaca Tom, lembrando que a mudança aconteceu no ambiente no qual o jovem cresce hoje.

“A informação chega muito mais rápida. Os estímulos são outros, mas a característica do jovem é a mesma”, diz ele. Uma possível falha apontada por Kramer é que, talvez, os responsáveis por levar esses estímulos aos jovens não estejam sabendo lidar com isso. “Talvez seja onde estejamos pecando, até como pais mesmo. Queremos dar tudo para os nossos filhos, proporcionar o máximo conforto possível. Esquecemos que o jovem precisa aprender o valor do esforço, da dedicação, em abrir mão muitas vezes de algo, permitindo escolha entre opções, porque essa é a realidade da vida”.

Aí, aponta Tom Kramer, o Movimento Escoteiro entra muito bem nesse sentido porque desde sua origem o propósito é proporcionar que o jovem busque o seu próprio desenvolvimento. “Neste cenário que vivemos, de sociedade, de momento, queremos com o Movimento Escoteiro, com seus valores, seu método educativo, seu projeto educativo, proporcionar que o jovem desenvolva a si mesmo em todo seu potencial, seja no aspecto físico, intelectual, emocional”.

O escotista destaca também que esse processo deve acontecer com valores que agreguem à sociedade e à sua própria vida. “Eu vejo que passam anos e o Movimento Escoteiro, se bem aplicado, segue sendo importante no desenvolvimento do jovem útil à sociedade”.

Conselho aprova atualização do Método Escoteiro

Outro ponto abordado pelo diretor Adjunto Regional Oeste, Edvin Kalil de Freitas Granville, o Paulista, é que após diversos estudos, inspirados nas mais recentes diretrizes da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME/WOSM) e consultas realizadas junto aos associados e às Regiões Escoteiras, o Grupo de Trabalho da Atualização do Projeto Educativo entregou, em janeiro de 2022, a proposta de atualização do Projeto Educativo para apreciação do Conselho de Administração Nacional (CAN).

“Com parecer favorável da Comissão Permanente de Políticas Institucionais, o CAN aprovou, em março de 2021, o novo Projeto Educativo, restando para a Assembleia Nacional, por competência estatutária, a apreciação dos textos relativos aos fundamentos do Escotismo Brasileiro (Definição, Propósito, Princípios e Método Educativo) contidos no Projeto Educativo atualizado”, detalha.

Durante a 27ª Reunião Ordinária da Assembleia Nacional, ocorrida em 30 de maio do ano passado, foram debatidas as propostas de atualização dos referidos textos. Paulista acrescenta que “na ocasião, convencionou-se, por ampla maioria, a aprovação dos textos relativos à Definição, Propósito e Método Escoteiro. O novo texto sobre os Princípios do Movimento Escoteiro, por sua vez, foi encaminhado para uma nova discussão”.

Por fim, em 12 de setembro, após intensa discussão sobre as propostas apresentadas pelo CAN e por delegações regionais presentes, foi aprovado o novo texto dos Princípios do Escotismo Brasileiro, findando o processo de atualização do novo Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil iniciado em 2019. “Junto com a atualização do método, ocorreram também a atualização dos fundamentos: definição, propósito e princípios”, acrescenta o dirigente regional.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.