Toledo vai sediar festival da cultura japonesa em dezembro

A Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato) vai realizar um super evento dia 3 de dezembro para manter viva a tradição milenar da cultura do Japão, este povo oriental que encontrou no Brasil um porto seguro e trouxe muitos de seus costumes ao nosso país. Será o 41º Festival Paranaense de Bon Odori. Todas as apresentações serão no Parque Ecológico Diva Paim Barth. E tudo de graça. O evento é promovido pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, que escolheu Toledo para sediar o encontro.

“Esse festival Bon Odori ele existe na cidade de Toledo desde a década de 60 e foi até os anos 80 para 90 com os descendentes indo para o Japão foi diminuindo associados e ficando um pouco mais difícil de sua realização”, conta o atual presidente da Ceato, Celso Hissao Thotusi, que lembra o retorno do festival em Toledo no ano de 2019.

Celso lembra que em 2022 a cidade de Toledo completa 70 anos e a Ceato completa 60 anos de sua fundação. “Hoje a associação vem resgatando algumas atividades com relação a cultura. E uma delas é esse festival com o nome de Bon Odori”, resume ele.

O QUE É – O Bon Odori é uma festividade tradicional japonesa de agradecimento e alegria, onde famílias participam com danças simples que remetem a movimentos de trabalho rural, como colheita de arroz e escavação de minas de carvão. Por ter origem folclórica, as apresentações encantam pelo ritmo e caracterização dos dançarinos. A música, que combina diversos instrumentos tradicionais como flautas e tambores, orna perfeitamente com os movimentos fluídos da dança. Juntos, esses elementos são símbolos de equilíbrio, agradecimento e trabalho em equipe, alguns dos pilares da cultura oriental.

PROGRAMAÇÃO – A programação do dia 3 de dezembro vai começar a partir das 15h, entretanto, a abertura oficial será às 16h, com demonstrações de lutas e cantores regionais. Às 17h o grupo de Taiko Abaredaiko, de Maringá, fará uma apresentação especial; logo em seguida será a vez do grupo de Taiko Zenshin Daiko, de Cascavel, às 18h. Na sequência o grupo de Taiko Nippon Daiko, de Toledo.

Às 19h uma pausa nas apresentações culturais para a bênção do monge Alexandre e 19h15 a cerimônia com presença de autoridades convidadas. Às 10h o grupo Hikari de Londrina se apresenta e depois, fechando a programação cultural, o grupo Matsuri Dance com o grupo Hikari, ambos de Londrina.

A festa tradicional japonesa terá cantores, Grupos de Taiko, Bon Odori, Matsuri Dance, Origami, HaiCai, Ikebana, Bonsai, Cosplay e comidas típicas.

KARAOKÊ – No Japão o karaokê é bastante popular e a Ceato a partir de janeiro de 2023 terá um curso de karaokê com uma professora de Maringá. Também em janeiro haverá um curso com o taiko (tambores japoneses).

ORIGAMI – Outra tradição japonesa é a confecção de origamis e no último sábado houve um treinamento para o pessoal que dará uma oficina no dia 3 de dezembro, durante o 41º Festival Paranaense de Bon Odori

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.