Toledo vai sediar regional da Conferência Nacional de Educação

A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022 é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Ela tematiza a educação escolar, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. Estudantes, pais, profissionais da Educação, gestores, agentes públicos e sociedade de modo geral terão a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.

Nesta edição, o município de Toledo sedia a Conae, etapa regional, que acontece nos dias 5 e 6 de maio. De acordo com o presidente do Fórum Municipal de Educação (FME), Leandro Crestani, esse ato reafirma a representatividade do Fórum, do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo nas discussões tanto na elaboração do Plano Municipal quanto no processo de avaliação. Com isso, Toledo torna-se referência para os 16 municípios que compõem o Núcleo.

TEMÁTICA – O presidente do Fórum salienta que a Conferência Nacional traz como tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira. Durante o encontro, Crestani menciona que serão discutidas as próximas metas do Plano Nacional de Educação realizando a avaliação do projeto.

“Também prospectaremos aquilo que precisa ser melhorado no Plano Nacional, ou seja, vai iniciar um novo processo de construção para o Plano Nacional de Educação (2024 – 2034)”, afirma o presidente do Fórum.

Outra discussão interessante na Conae é a criação do Sistema Nacional de Educação. “Aproximadamente dez salas devem discutir o futuro da Educação”. Além disso, o município de Toledo vai eleger 11 delegados para participarem da Conae Estadual. “Eles serão os responsáveis por levar as propostas e as angústias na área da Educação de Toledo e da região”.

Até chegar a Conae Nacional, na qual acontece a construção da estrutura do que seria o próximo Plano Nacional de Educação. “Ao sediar a primeira fase desse debate, o Município de Toledo consegue ter base para a confecção do nosso próximo Plano Municipal de Educação que será de 2024-2034”, comenta Crestani ao mencionar que o debate vai subsidiar a partir de 2023 as Pré-Conferências e, posteriormente, as Conferências Municipais discutindo cada ponto para um novo Plano de Educação de Toledo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.