Toledo vai sediar regional da Conferência Nacional de Educação
A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022 é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Ela tematiza a educação escolar, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. Estudantes, pais, profissionais da Educação, gestores, agentes públicos e sociedade de modo geral terão a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Nesta edição, o município de Toledo sedia a Conae, etapa regional, que acontece nos dias 5 e 6 de maio. De acordo com o presidente do Fórum Municipal de Educação (FME), Leandro Crestani, esse ato reafirma a representatividade do Fórum, do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo nas discussões tanto na elaboração do Plano Municipal quanto no processo de avaliação. Com isso, Toledo torna-se referência para os 16 municípios que compõem o Núcleo.
TEMÁTICA – O presidente do Fórum salienta que a Conferência Nacional traz como tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira. Durante o encontro, Crestani menciona que serão discutidas as próximas metas do Plano Nacional de Educação realizando a avaliação do projeto.
“Também prospectaremos aquilo que precisa ser melhorado no Plano Nacional, ou seja, vai iniciar um novo processo de construção para o Plano Nacional de Educação (2024 – 2034)”, afirma o presidente do Fórum.
Outra discussão interessante na Conae é a criação do Sistema Nacional de Educação. “Aproximadamente dez salas devem discutir o futuro da Educação”. Além disso, o município de Toledo vai eleger 11 delegados para participarem da Conae Estadual. “Eles serão os responsáveis por levar as propostas e as angústias na área da Educação de Toledo e da região”.
Até chegar a Conae Nacional, na qual acontece a construção da estrutura do que seria o próximo Plano Nacional de Educação. “Ao sediar a primeira fase desse debate, o Município de Toledo consegue ter base para a confecção do nosso próximo Plano Municipal de Educação que será de 2024-2034”, comenta Crestani ao mencionar que o debate vai subsidiar a partir de 2023 as Pré-Conferências e, posteriormente, as Conferências Municipais discutindo cada ponto para um novo Plano de Educação de Toledo.
Da Redação
TOLEDO