IDR-PR promove Seminário e Torneio de Silagem entre produtores de leite
Estimated reading time: 3 minutos
A bovinocultura leiteira é uma atividade que representa a tradição e a força econômica da região Oeste do Paraná. Embora a cadeia enfrente desafios, como a redução do número de produtores nos últimos anos, o leite segue sendo uma atividade relevante socioeconômica.
De acordo com o chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) Ivan Decker Raupp, o leite é a fonte de renda e sustento para inúmeras famílias. “Além disso, ele movimenta a economia local de forma contínua nos municípios”.
Na região Oeste, Marechal Cândido Rondon é considerada destaque entre os municípios do Estado, tanto em volume de produção quanto no número de produtores. Neste contexto, uma gestão eficiente dos custos de produção torna-se um diferencial competitivo.
PRODUTIVIDADE – Raupp explica que a gestão eficiente dos custos de produção da cadeia do leite torna-se um diferencial competitivo. “A alimentação representa entre 50% e 60% dos custos da atividade leiteira. Por sua vez, a silagem de milho é um dos principais volumosos utilizados”.
Ele complementa que a produtividade por área cultivada e o valor nutricional tornam a silagem uma grande oportunidade para melhoria da sustentabilidade e rentabilidade das propriedades rurais.
Com isso, o IDR-PR organizou o Seminário e Torneio de Silagem na regional. A atividade foi coordenada e realizada pelo zootecnista do IDR-PR Murilo Rodrigues Shibata.
Do município de Toledo, o produtor rural José Verônico dos Santos conquistou o sétimo lugar. Ele tem a sua propriedade localizada na Linha Curvado. Conforme o chefe da regional do IDR-PR, os resultados das análises realizadas em amostras coletadas foram apresentados em um evento, que aconteceu na cidade de Marechal Cândido Rondon.
“As análises são oriundas de um trabalho, que envolveu mais de 100 visitas técnicas nas propriedades, estimulando a adoção de boas práticas e contínuo aperfeiçoamento na produção de silagem assim como compartilhar conhecimentos técnicos atualizados”, menciona o chefe da regional de Toledo do IDR-PR.
SUSTENTABILIDADE – Raupp enfatiza que a motivação da equipe continua sendo a busca por tornar mais sustentável a atividade leiteira. “Não apenas como geradora de renda, mas como um pilar fundamental do desenvolvimento rural, valorizando o trabalho no campo, promovendo o bem-estar das famílias rurais e contribuindo para a segurança alimentar do nosso Estado”.
Ele menciona que o processo na produção, o preparo e o armazenamento da silagem são fundamentais para trazer melhorias a cadeia do leite para Toledo, assim como para toda a região Oeste.
Da Redação
TOLEDO