Transplante de órgãos conta com apoio da Guarda Municipal de Toledo
Nesta terça-feira (22), uma equipe da Guarda Municipal fez o apoio a mais um transplante de órgãos na Hoesp/Hospital Bom Jesus de Toledo. Órgãos de uma paciente, de 33 anos com morte encefálica após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) seguiram por avião pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
Além de um fígado, dois rins também foram transportados por uma equipe da GM e um enfermeiro até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho. Os órgãos seguiram numa aeronave da Casa Militar com destino a Curitiba.
REFERÊNCIA EM TRANSPLANTE
Somente neste ano, 33 pessoas receberam um órgão captado na Hoesp/Hospital Bom Jesus. Entre os órgãos doados estão rim, fígado e coração, mas o número aumenta se for contabilizado também os tecidos, córneas e válvulas cardíacas. “Temos uma equipe muito competente e treinada no hospital quando tratamos de doação de órgãos. Nosso diferencial é a confiança em aplicar todos os recursos médicos para tentar salvar a vida do paciente. E isso dá uma serenidade para que os familiares possam optar por esse ato tão benevolente”, avalia o neurologista da Hoesp, Wilson Gomes Junior.
Somente em 2024, 20 protocolos iniciados e 19 autorizações para doação de órgãos, uma taxa de aceite próxima a 95%. “O hospital é referência na taxa de aceite a nível estadual e nacional e tem se mantido nessa porcentagem há alguns anos. Por causa disso, em números a Hoesp teve em 10 anos 298 autorizações familiares para doação de órgãos.
No Paraná 4 mil pessoas aguardam por um órgão no Sistema Estadual de Transplante.