Secretaria de Educação esclarece mudanças no transporte escolar em Toledo
Prefeitura de Toledo ajusta transporte escolar após mudanças da gestão anterior. Reuniões explicam novas rotas e licitação. Pais cobram informações sobre matrículas e alterações feitas em 2024.
Estimated reading time: 5 minutos
Com o início do ano letivo, muitas dúvidas surgem sobre materiais escolares, mensalidades e outros aspectos relacionados à educação, entre eles o transporte escolar. Em Toledo, o funcionamento regular do transporte escolar tem sido tema de reuniões entre representantes da Secretaria Municipal de Educação e autoridades com os pais, responsáveis ou demais familiares. A equipe se reuniu, na última quinta-feira (16), com familiares de São Valentim, Três Bocas, entre outras localidades.
Anteriormente, inclusive, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, elaborou um comunicado para esclarecer que as tratativas do transporte escolar foram desenvolvidas ao longo de 2024, durante a gestão passada. “Na qual, a equipe da Secretaria analisou as rotas, o tempo gasto no deslocamento das crianças e a distribuição das vagas na rede de escolas”, pontua a comunicado.
Ele ainda enfatiza que a gestão passada deveria, com toda certeza, ter divulgado a informação aos pais. “Na reunião de transição foi questionado ao gestor anterior e se os pais haviam sido avisados sobre a mudança e a resposta foi que sim”.
Estudo para o transporte escolar em Toledo
A secretária de Educação Janice Salvador explica que a equipe da atual gestão reforça que os pais deveriam ter sido notificados das mudanças previamente ao processo de matrículas para evitar transtornos. Diante do impasse, a Secretaria decidiu promover as reuniões com os pais para explicar as mudanças realizadas na gestão anterior.
Janice comenta que a equipe da Secretaria Municipal de Educação fez um estudo ao longo de 2024 pensando em levar as crianças para mais próximas de seus lares. “Com isso, deixaria de maneira mais racional o tempo de espera tanto na ida como na volta. O tempo de espera diminuiria consideravelmente”.
Ela complementa que existe um lapso no tempo e as informações não foram compartilhadas com os pais. “A Secretaria de Educação fez um estudo sobre o transporte escolar e propôs a alteração na escola de destino das crianças, pensando no estabelecimento mais próximo na residência. Contudo, os pais estão sendo informados apenas agora, o que é bastante ruim”.
Familiares ou responsáveis de crianças das seguintes localidades: Linha São Valentim, Tapuí, Mandarina, Vista Alegre, Xaxim e Três Bocas já participaram dos encontros com as equipes responsáveis. Nas reuniões, os pais relatam que não foram informados sobre as mudanças no transporte escolar e nas matrículas em tempos considerados hábeis. “A orientação é matricular o estudante em uma escola mais próxima ao endereço da família”, comenta a secretária.
Processo licitatório para o transporte escolar em Toledo
Os contratos firmados com as empresas estão se aproximando do término de vigência. Segundo Janice, o processo licitatório é realizado a cada cinco anos. “No ano passado, a equipe técnica fez um trabalho de análise e estudo da legislação e da distribuição das vagas da rede municipal e privada. Na sequência, organizou um processo licitatório com importantes alterações”.
Entre as mudanças estão ônibus mais novos e a necessidade de ter uma pessoa para auxiliar no transporte das crianças. A gestão anterior elaborou o processo e estipulou novas rotas. De cinco lotes, dois ficaram desertos e, por isso, a necessidade de abrir um novo processo licitatório.
Janice recorda que algumas rotas deixavam crianças em seis ou sete escolas. “A primeira criança chegava mais cedo e a última no tempo apropriado. Com o novo processo, o objetivo é encurtar a rota para que a criança fique menos tempo em deslocamento ou espere menos tempo na escola”.
Ela pontua que a matrícula e a licitação do transporte escolar aconteceram em momentos diferentes. Janice lembra que os pais matricularam primeiro e, na sequência, a gestão do transporte escolar foi combinada. “Os contratos foram prorrogados até julho e boa parte das rotas passou por mudanças. Algumas nem existiram mais”.
A expectativa é que até a próxima segunda-feira (20) a equipe da Secretaria de Educação consiga dar uma resposta para as famílias. “Quero enfatizar aos pais que a administração está empenhada (ao máximo) para resolver as questões de maneira mais rápida e adequada. Estamos operando no limite do tempo para que tudo ocorra de maneira adequada. As situações pontuais serão estudadas de maneira objetiva e seguindo a legislação. Nos comprometemos em respeitar o direito da criança a educação e cada situação será analisada”.
Da Redação
TOLEDO