Treinos do projeto Arena TEC Futebol para meninas começam em agosto

Possibilitar a descoberta de novos talentos, proporcionar uma atividade esportiva e formar equipes femininas de futebol são objetivos do projeto Arena TEC Futebol, uma parceria entre o Toledo Esporte Clube e a Arena.

O futuro do futebol feminino começa a ser estruturado em Toledo. O projeto é destinado para atletas a partir de sete anos de idade. Durante o treino na escolinha, as meninas aprendem a tomar decisões, respeitar as adversárias e a trabalhar em equipe, fora a simples diversão que o futebol traz.

O técnico Jaime Lira Leal Filho disse, na terça-feira (13), que a parceria é extremamente importante, porque possibilita a descoberta de novos talentos, além de proporcionar uma atividade esportiva. “Estou feliz em participar deste sonho, uma escolinha voltada para as meninas”.

De acordo com Jaime, o futebol feminino tem avançado no Brasil e no mundo. “É a modalidade que mais se desenvolve no mundo. Essa parceria oportunizará para as meninas de Toledo os treinos e elas se tornarem no futuro profissionais nesta modalidade esportiva”. Na ocasião, o técnico pontua que Toledo não possuía uma escolinha a nível profissional e com essa estrutura. “Muitas pessoas solicitavam essa oportunidade de escolinha”.

O técnico destaca a importância de revelar talentos. “Atualmente, a equipe de Toledo tem jogadoras atuando no Grêmio, Internacional, Atlético, Fluminense, Corinthians, entre outros times do Brasil”.

Outro fator pontuado por Jaime é que Toledo recebe muitas atletas de outros municípios. “São jogadoras que procuram a equipe para melhorar o seu rendimento. O nível é alto para estar aqui. Por isso, a necessidade de ter uma escolinha de futebol feminino em Toledo. Começamos os treinos com as meninas mais novas, elas ganham experiências e passam a atuar pela equipe local”.

O PROJETO – O técnico Jaime explica que as futuras atletas utilizarão a parte sintética da estrutura da Arena e as quadras de areia nos treinamentos. Ao todo são sete quadras de areia. As meninas também usufruirão de toda a estrutura do prédio, como vestiário. “A principal vantagem é que todo o espaço da Arena é coberto”, afirma o professor. Ele complementa que a escolinha vai preparar as meninas para participarem de competições importantes.

O técnico explica ainda que o Toledo Esporte Clube é filiado na Federação Paranaense de Futebol (FPF) e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Elas participarão dos treinos e de amistosos, pois a equipe do TEC compete em diversos campeonatos oficiais”.

Para colaborar no desenvolvimento do projeto, Jaime menciona que uma parceria também será firmada com a Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo, para a participação de acadêmicos do curso de Educação Física. Assim, com os acadêmicos da Unopar também foram convidados.

“Os alunos estagiários passarão por um período de treinamento para que conheçam o sistema de trabalho do clube. Eles compreenderão melhor como funciona a parte de treinamento em campo sintético e de grama, além das viagens e competições. Os acadêmicos estudarão os esquemas tático e técnico”, afirma o técnico ao relatar que essa capacitação deve ser aplicada no próximo mês e, na sequência, iniciarão os treinos.

Os treinos acontecerão durante a semana nos períodos matutino e vespertino e duram 1h30. Aos sábados, treinos e amistosos devem acontecer com todas as jogadoras, a partir do momento em que elas melhoram a performance física e técnica. Desta maneira, as meninas com mais conhecimento técnico repassam informações para as iniciantes.

Jaime enfatiza que a fase de iniciação terá um investimento por parte do responsável, devido aos custos do projeto. “As jogadoras que se destacam com melhor desempenho sobem para a equipe de rendimento. Nesta etapa, elas não pagam e recebem alojamento, alimentação, bolsa de estudo para faculdade, acompanhamento escolar, material esportivo, enfim, tudo para que ela esteja em condição de disputa de jogo”.

Segundo o técnico Jaime, a equipe do TEC está com um grupo de 40 meninas. “Elas participam dos treinos e suas evoluções são gradativas. Assim todas devem adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. Elas poderão a tentar uma carreira no futebol”. Mais informações podem ser obtidas pelo número (45) 99909-9219, falar com Jaime.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.