Católicos iniciam hoje o Tríduo Pascal

Estimated reading time: 3 minutos

Esta quinta-feira (17/04), é marcada pelo início do Tríduo Pascal que convida os cristãos para a profunda reflexão do mistério da Salvação. A Missa da Ceia do Senhor — mais conhecida como Missa do Lava-Pés — recorda a Última Ceia e o gesto do serviço ao próximo. Porém, mais do que isso: ela insere os fiéis na Paixão de Jesus.

“O Tríduo Pascal, iniciado com a celebração da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa), seguido da celebração da Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa), culmina com o Domingo de Páscoa, que tem uma Vigília e missa do dia de Páscoa. Toda esta realidade é celebrada e revivida, chamando ao compromisso do cristão no seguimento do Senhor. A atenção dos fiéis volta-se para os mistérios, que sobretudo nesta missa são recordados: a instituição da Eucaristia, a instituição da Ordem sacerdotal e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna”, afirma Pe. Sérgio Augusto Rodrigues, assessor da Pastoral Litúrgica na Diocese de Toledo.

A Vigília que se segue é um desdobramento da celebração. É um período profundo de oração dos católicos que acontece na Capela do Santíssimo, instruído para que a adoração não se prolongue depois da meia noite, para que, assim, os fiéis estejam mais dispostos para celebrar a Sexta-feira da Paixão do Senhor.

No dia seguinte, a programação segue com a celebração da Sexta-feira da Paixão, dia de silêncio, jejum e abstinência. “É o dia do grande silêncio da Igreja. Neste dia o centro não é a Eucaristia, mas a cruz. Por isso, é recomendada a celebração comunitária do ofício da leitura e das laudes matutinas na Sexta-feira da Paixão do Senhor, e também no Sábado Santo. A Celebração da Paixão do Senhor acontece, normalmente, às 15h, fazendo a ligação com o relato Evangélico de que pela hora em que eram imolados no templo os cordeiros para celebração da páscoa judaica, Jesus também era morto.

Pe. Sérgio explica que no Sábado Santo, a comunidade é convidada à maior concentração e silêncio. Tudo vai se encaminhando para a Solene Vigília que acontecerá à noite. “O Sábado Santo é um dia em que as vivências das celebrações da Quinta-feira Santa e da Sexta-feira Santa encontram espaço para serem revividas na mente e no coração dos cristãos”, destaca.

O Tríduo Pascal iniciado com a celebração da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa), seguido da celebração da Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa), culmina com o Domingo de Páscoa, que tem uma Vigília e missa do dia de Páscoa.

Em cada uma das comunidades de fé, os horários das celebrações são diferenciados. Procure consultar a secretaria da sua Paróquia.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.