Troca de comando: Zarpellon deixa Toledo e Rodrigues retorna ao município

Com muita emoção e homenagens, o major Luís Eduardo Zarpellon deixou o comando do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo, na última sexta-feira (14), após oito anos à frente da unidade. Em seu lugar assumiu o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, que também já atuou no município.

Neste período, Zarpellon auxiliou na construção da torre de treinamento; na aquisição de uma nova viatura para o comando; manteve parceria com club de Rotary e conquistou uma ambulância; além de um motogerador. Em oito anos, ele também fez a reforma e modernizou a sede e a sala de operações. Zarpellon ainda realizou a interligação com câmeras do município; conquistou uma nova torre de comunicação, um contêiner de treinamento e uma sala de desastre, entre outras conquistas.

De acordo com o agora major Zarpellon, em Toledo, as conquistas são inúmeras, principalmente as da área operacional. “Procuramos manter a parceria com vários clubs de Rotary e a Justiça do Trabalho. Conseguimos angariar e comprar equipamentos, como a ambulância com o projeto do Rotary. Foi um marco e uma referência que está salvando muitas vidas”.

Ele enfatiza que o sentimento é de dever cumprido e uma alegria muito grande. “Entrego o quartel em plena condição e com um efetivo plenamente capacitado. O novo comandante capitão Rodrigues dará a cara dele ao trabalho e desejo toda a felicidade para ele também”.

O único projeto não finalizado por Zarpellon é a restauração de uma Toyota Bandeirantes. “Brincadeira a parte, o que imaginei fazer pelo comando, eu conclui em Toledo, Palotina e Assis Chateaubriand. O sentimento é de dever cumprido e realizado”.

NOVO COMANDO – De acordo com o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo capitão Guilherme Rodrigues de Lima, é um sentimento de satisfação e de muita responsabilidade. “Nós já trabalhamos em Toledo e conhecemos a região. Retorno para a minha casa”.

Capitão Rodrigues afirma que Toledo é um município estratégico, forte e representativo para o Estado. “A estrutura logística e física é referência para o Paraná. Isso nos faz querer trabalhar muito mais e manter a qualidade do padrão assumido no município”.

O novo comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo é natural de Curitiba e se formou na capital. “Após formado vim para a cidade e trabalhei por sete anos. Fiquei mais cinco anos em Palotina e estava um ano em Marechal Cândido Rondon”, afirma capitão Rodrigues ao complementar que fez a sua carreira na região. “Sou capitão desde abril do ano passado e a ideia é permanecer e fazer uma longa carreira no município”.

No comando, o capitão Rodrigues destaca que a justiça no trabalho é fundamental para a sua equipe. “Trabalharemos sempre para solucionar problemas. Queremos trabalhar forte na questão da prevenção. Em Toledo, nós temos alguns pontos de risco, porém é controlado. Contudo, a nossa principal proposta é trabalhar com a Defesa Civil”.

LEMBRANÇA – Durante a solenidade, o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Bombeiros, em Cascavel, o tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, relembrou oito anos atrás quando saiu de Toledo para assumir em Cascavel. “Foi um dia emocionante e hoje [sexta-feira] estou revivendo esse momento e prestigiando o meu amigo. O major Zarpellon fez um trabalho brilhante e elevou ainda mais o nome da nossa Corporação em uma cidade tão maravilhosa, que é Toledo”.

Ao ser questionado, se Toledo pode se tornar um Grupamento, o tenente-coronel salienta que existe essa possibilidade. “Somos sonhadores e continuaremos trabalhando pelo município. Zarpellon continuará contribuindo com a nossa região. Ele vai assessorar o Comando Regional da Corporação, responsável por aproximadamente 130 municípios das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Com a sua experiência e conhecimento, ele continuará contribuindo com Toledo e a região”.

Na oportunidade, o promotor de Justiça Giovani Ferri destacou a lealdade, a seriedade e a dedicação no trabalho realizado por Zarpellon. “O Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo é considerado o mais respeitado do Brasil. Sempre procurou atuar de maneira conjunta com outras entidades, pensando no bem-estar da comunidade. Zarpellon realizou um trabalho com eficiência. O Ministério Público de Toledo está de portas abertas para o novo comandante, pois nós todos temos a missão de trazer mais segurança para a sociedade”.

Quem também participou a solenidade da troca de comando foi o coordenador estadual da Defesa Civil, o coronel Fernando Raimundo Schüning. Ele destaca a necessidade de fortalecer a região e o trabalho do Governo do Estado no interior, como em investimentos em equipamentos e em materiais. “O Paraná investe muito no Corpo de Bombeiros e no treinamento. As novas medidas anunciadas pelo governador Ratinho Junior são ações reais e acontecem em todo o Estado”, conclui o coronel Fernando.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.