Alta nos preços das passagens aéreas fortalece turismo interno no Paraná

Um levantamento divulgado pelo Governo do Estado, na última quarta-feira (10), mostra que 86,3% dos participantes, que moram no Paraná, possuem a intenção em realizar alguma viagem dentro do próprio estado até o fim deste ano. A pesquisa ainda retrata que a maioria (46,3%) pretende se deslocar ao interior; outros 40,3% ao litoral e 13,4% à capital. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo e Percepções da População do Paraná sobre o Turismo, da Secretaria Estadual do Turismo.

O economista Jandir Ferrera de Lima explica que o endividamento das famílias apresentou uma pequena diminuição nos últimos meses. No entanto, a tendência de cada família fazer turismo regional ou dentro do Paraná está mais relacionado ao custo das passagens aéreas, que ainda continua muito elevado.

Outro fator destacado pelo profissional é o fato de o combustível ter aumentando 7% nos últimos dias. “Ou seja, as famílias estão procurando alternativas mais baratas e pouco dispendiosas para o seu lazer”, menciona Jandir.

A pesquisa da Secretaria Estadual do Turismo retrata que sobre o veículo a ser utilizado na viagem a preferência para o carro próprio ou alugado foi a escolha de 79,5% dos entrevistados, seguido de ônibus de linha (7,2%), ônibus de excursão (5,6%), avião (4,7%), van (1,1%), entre outros.

INVESTIMENTO

O economista esclarece que as famílias só podem investir se sobrar renda. Ele comenta que ultimamente só o custo da cesta básica para dois adultos e um filho consome aproximadamente 50% do salário mínimo.

Outro item mencionado pelo profissional é a taxa de juros estar elevada e existir um ambiente de incerteza. “Então eu diria que as famílias optam pelo lazer, dentro da sua disponibilidade financeira”, cita Jandir.

Os investimentos em imóveis ainda exigem disponibilidade de renda das famílias, pois os imóveis estão caros e os juros elevados. “Para a família investir em imóveis ou guardar recursos precisa abrir mão dos gastos com lazer e entretenimento. Aparentemente, a tendência é as famílias optarem pelo lazer e entretenimento nesse momento”, relata a economista.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Os dados da pesquisa do Estado ainda colaboram no entendimento do comportamento do mercado interno e também a pensar políticas de regionalização do turismo, promoção e comercialização.

Segundo o secretário Estadual de Turismo Márcio Nunes, os resultados da pesquisa contribuem para que o Governo possa compreender melhor as motivações e os desafios sobre as práticas turísticas da população do Paraná. “Ao mesmo tempo em que permitem identificar possíveis necessidades de melhorias e oportunidades para setor em nosso Estado”, disse o secretário.

O economista Jandir lembra que o Paraná oferece diferentes atrativos, desde litoral a montanha, turismo de aventura e de praia. “Essa diversidade estimula as famílias a permanecerem no Estado frente aos custos das passagens aéreas e de hospedagem no Nordeste do Brasil, que é um destino bem procurado”.

Ele ainda pontua que nos últimos meses, houve um grande investimento em publicidade por parte do governo estadual para estimular o turismo interno no Paraná. “Isso se reflete também nas opções das famílias”.

Além disso, o Governo do Estado criou três leis que incentivam viagens dos paranaenses pelo Estado e também garantem melhorias para a prática. “Pela primeira vez, o Paraná conseguiu aprovar por lei, na Assembleia Legislativa, três leis para alavancar o turismo do Estado, referentes ao Paraná Mais Viagens, ao Paraná Mais Infra e ao Paraná Mais Eventos”, destaca o secretário Márcio Nunes.

ECONOMIA

Além da busca da opinião de viajantes, a pesquisa também levantou a percepção a respeito dos benefícios que o turismo traz para seus municípios. Para 72,2% o setor beneficia a economia local. Para 54,1% o benefício é na geração de empregos. O turismo é considerado bom para 36,8% e 35,8% acham que ele ajuda a preservar e celebrar a cultura.

Além disso, 22% acreditam que contribui positivamente para a qualidade de vida da população e 14,6% disseram não perceber o turismo nas suas cidades, mas acreditam que a atividade pode gerar benefícios.

Em relação ao desejo de ter mais visitantes em seu município de residência, 71% gostariam de ter um incremento, enquanto apenas 1,6% gostaria de receber menos visitantes.

O economista salienta que a pesquisa do Governo do Estado demonstra uma tendência aos municípios. “Toledo passa a ter a necessidade em investir em infraestrutura turística e na promoção do município como um destino para o turismo rural, o turismo gastronômico e o turismo esportivo, como o ciclismo e as caminhadas”.

Jandir enfatiza que o Município precisa investir mais nos seus potenciais turísticos para aproveitar a tendência das famílias paranaenses em visitarem atrativos dentro do Estado. “Está no momento de pensar Toledo também como um destino turístico diversificado. Turismo requer tempo e empreendedorismo. Além dos investimentos do setor público, os empreendedores devem oferecer também alternativas e atrativos aos visitantes. A revitalização de certos espaços do município depende do setor público, mas o setor privado também pode criar alternativas de revitalização a partir dos seus negócios”, sugere o economista.

Da Redação

TOLEDO

O levantamento realizado no Paraná está na segunda edição e tem como objetivo conhecer a opinião, experiências, sugestões e percepções da população sobre o setor. A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 31 de maio, de forma online, abrangendo todas as regiões do Estado. A pesquisa mostra que dos 2.335 participantes, 58,2% se declararam do gênero feminino e 41%, masculino. A maioria dos entrevistados tem entre 36 e 50 anos (40,8%) e são do ramo do serviço público (63,1%). Também responderam pessoas entre 25 e 60 anos, profissionais que atuam em empresas privadas, estudantes, empresários, autônomos, aposentados, trabalhadores rurais, domésticos e desempregados.

*Fonte Agência Estadual de Notícias

Dos participantes, 61,2% (1.195 pessoas) procuram fazer, pelo menos, uma viagem ao ano e 44,2% (1.032 pessoas) viajam quando têm oportunidade. A maior parte (68,6%) busca informações sobre os destinos na internet, em sites de busca. As redes sociais são usadas por 53,7% e o comentário de outros turistas é referência para 51,9%. De acordo com a maioria dos participantes (74,6%), a motivação para viajar é lazer ou passeio. Também foi apurado que a intenção é visitar parentes ou amigos (14,4%); participar de eventos (6,2%); a trabalho ou negócios (4,4%); e tratamento de saúde (0,3%). Seguindo a tendência de viagens a lazer ou passeio, 44,2% dos disseram que pretendem viajar com familiares; 33,4% com seu cônjuge; 9,8% com amigos; 8,9% sozinho; e 3,8% em grupo por compra de pacote ou excursão.

*Fonte: Agência Estadual de Notícias

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