UCT de Toledo participa de capacitação sobre atendimento a hemofílicos

Integrantes da Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – participaram de uma capacitação para aperfeiçoar atendimento a hemofílicos. O encontro ocorreu em Curitiba. Equipes multidisciplinares das 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) participaram da capacitação.

O evento ocorreu na data de 17 de abril – Dia Mundial da Hemofilia. Aproximadamente 50 profissionais incluindo hematologistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapias e médicos participaram da capacitação.

“Participamos da capacitação, realizada na capital do Estado, mais no sentido de entender o processo, pois os atendimentos são realizados em Cascavel no Hemocentro”, explica a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto. “É necessária a avaliação e acompanhamento de médico hematologista nestes casos”.

Vania também pontuou que um dos objetivos da participação foi entender os processos da doença e do tratamento de forma geral. “É importante saber como orientar hospitais em caso de algum paciente com hemofilia venha a ser internado nos hospitais da nossa região”, declara.

TRABALHO CONTÍNUO – A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo entrou em funcionamento na data de 5 de outubro de 1997. Entretanto, iniciou as coletas de sangue somente no mês de janeiro do ano seguinte. Na época, o Banco de Sangue era administrado pela Prefeitura em parceira com a Secretaria estadual da Saúde (Sesa). A partir de agosto de 2005, a Unidade passou a ser gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) em parceria com a Sesa. O Banco de Sangue de Toledo, além das doações, também realiza o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. As bolsas são distribuídas nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, entre as unidades de saúde conveniadas (hospitais e clínicas).

QUEM PODE DOAR

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano. A doação pode ser agendada no site www.saude.pr.gov.br/doacao ou caso o interessado tiver dificuldade pode ligar no (45) 33791993.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.