UCT de Toledo realiza evento para celebrar Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Na próxima quinta-feira (24) a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) irá promover uma atividade diferenciada para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – 25 de novembro.  O evento acontece no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), campus Toledo, às 18h30.

O evento contará com apresentação cultural, mesa de honra com autoridades, palestra com o tema importância da doação, homenagem as empresas, instituições parceiras e doadores com mais doações, mais antigo e mais jovem. Segundo a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto, essa é uma programação especial pra comemorar o Dia do Doador com autoridades locais e representantes do Hemepar de Curitiba.

Vania destaca que é uma data de reconhecimento nacional aos doadores e parceiros, na perspectiva de manutenção das doações e principalmente continuar salvando vidas. “O evento é para homenagear os parceiros e os doadores”, reforça.

São 25 anos de atuação e dedicação da UCT de Toledo para atender os 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde. Conquistas consolidadas e obstáculos desafiadores são os pontos em destaques que marcam as comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

SALVAR VIDAS – “Não temos nenhum outro insumo produzido que substitua o sangue, assim a manutenção das doações com constância garante a vida de muitos pacientes que estão em leitos hospitalares, de pacientes hemofílicos que necessitam de doações frequentes”, enaltece a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo.

Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

DOADOR – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

Para doar basta acessar o endereço eletrônico www.saude.pr.gov.br/doacao e agendar um horário. Mais informações pelo contato telefônico (45) 3379-1993.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.