Um ano na sede própria: Ciscopar amplia e melhoras atendimentos

Neste mês de novembro, completa um ano da conclusão das obras dos blocos 3 e 4 do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). Com o término dessa parte, todos os serviços passaram a ocorrer no mesmo espaço: na sede própria. As mudanças regeram melhorias e impactos nos atendimentos.

“Com a ampliação no espaço do consórcio foi possível observar algumas melhorias que vão desde o aumento da capacidade física instalada, o que possibilitou a expansão na oferta de serviço aos usuários dos 18 municípios”, destaca a diretora de Atenção e Gestão em Saúde, Ana Paula Ferreira Neves Johann. “Além disso as áreas novas possibilitaram reorganizar alguns ambientes, com o intuito de melhorar a qualidade no serviço prestado”.

Ana Paula aponta como outro aspecto muito importante a ampliação do setor administrativo do Consórcio, que anteriormente era em outro local em um espaço reduzido. Além do setor administrativo, nos blocos novos foi possível alocar o laboratório de análises clínicas e de água, que anteriormente ficava anexo à 20ª Regional de Saúde.

“Com essa expansão, conseguimos dar continuidade nos serviços já realizados anteriormente, como coleta de exames de usuários acompanhados no CTA e análise de água dos 18 municípios. Após a inauguração dos blocos novos, iniciamos a coleta do teste IGRA, exame utilizado para detecção de tuberculose latente, sendo a referência para a 20ª Regional de Saúde”, declara Ana Paula.

No novo espaço também foi possível construir os blocos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Essa mudança ampliou de três para sete cadeiras. A diretora de Atenção e Gestão em Saúde comenta que em breve será possível iniciar procedimentos cirúrgicos de complexidade ambulatorial, visto que a estrutura contempla três salas cirúrgicas; esses serviços tendem a reduzir a demanda por cirurgias na 20ª Regional de Saúde.

ATENDIMENTOS – Com a unificação dos serviços na sede foi possível ampliar o número de atendimentos. “Fazendo um comparativo, no de 2021 de janeiro a outubro, mês que antecedeu a mudança, foram realizados 64.931 atendimentos, no mesmo período, no ano de 2022, foram realizados 78.145 atendimentos, um aumento de 20,35%”, destaca Ana Paula ao mencionar que dentre todos os setores do Ciscopar a média atual de atendimentos mensal é de 7.814.

Atualmente, o Ciscopar conta com um quantitativo de 203 clínicas/hospitais credenciados e dez óticas, que prestam serviços de forma externa, ou seja, em seus próprios ambientes. Com relação as especialidades são das mais variadas, vão desde laboratórios de análises clínicas e patologia, clínicas de imagem que realizam raio X, tomografia, ressonâncias, ultrassonografias, dentre outros exames; clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e as especialidades médicas.

PROCURA POR ESPECIALIDADES – “Observamos um aumento expressivo no número de atendimentos e na procura pelas especialidades. Temos observado que ao longo do ano de 2022, no qual houve uma redução significativa nos casos de Covid-19 a procura tem aumentado, visto que nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia, o Consórcio permaneceu com atendimento reduzido, pois foi o momento em que atenção estava voltada para o tratamento e controle da doença. Com o alívio no número de casos, voltou-se a necessidade de atendimentos especializados, até por conta das sequelas deixadas pela Covid-19”, conclui ao salientar a importância dos atendimentos prestados pelo Ciscopar aos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.

Equipe profissional

No momento, o Ciscopar conta o trabalho direto de 53 profissionais que atendem na estrutura do consórcio, nas especialidades de: geriatria, obstetrícia, ginecologia, pediatria, infectologia adulto e pediátrico, endocrinologia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, especialista em saúde mental, pneumologia adulto e pediátrico, urologia, reumatologia, coloproctologia e cirurgiã pediátrica. Além das especialidades médicas, realizamos exames de: eletroencefalografia, mapa, holter e eletrocardiografia.

O Ciscopar possui os seguintes setores de atendimento:

Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) – setor referência no atendimento de infecções sexualmente transmissíveis adulto e infantil (Diagnóstico, acompanhamento e tratamento de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatites Virais e outras ISTs), atendimento especializado para doenças infectocontagiosas, oferta de consulta de enfermagem com realização de testes rápidos, oferta de Profilaxia Pós Exposição, Profilaxia Pré Exposição, vacinação para pacientes do setor, realização da Prova Tuberculínica, oferta de insumos de prevenção, acolhimento e aconselhamento junto à população e rede de atenção à saúde;

Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) – setor responsável pelo atendimento de gestantes e crianças (até dois anos) estratificadas como risco intermediário ou alto risco; Hipertensos e Diabéticos de alto risco; Saúde mental e saúde do Idoso. Neste setor de atendimento os usuários são acompanhados por uma equipe multiprofissional responsável pela gestão do quadro clínico desses usuários;

Centro Regional de Especialidades (CRE) – setor responsável por ofertar as mais de 21 especialidades médicas que atendem no Consórcio atualmente. Além disso, realiza pequenos procedimentos de ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e ginecologia. Oferta também profissionais de Nutrição e Psicologia: comporta os profissionais de diversas especialidades médicas, advindos da parceria entre Ciscopar e Universidade Federal do Paraná;

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – são unidades de saúde destinadas ao atendimento odontológico especializado no âmbito do SUS. O CEO de Toledo é regional e oferece as especialidades de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais; prótese dentária total e parcial removível e odontopediatria;

Laboratório de Análises Clínicas – coleta e envio de exames de sangue dos pacientes em acompanhamento no CTA, realização de exames laboratoriais (toxoplasmose, sífilis, tuberculose latente, dengue e malária), recebimento dos exames disponíveis na rede pública dos 18 municípios da região, triagem e encaminhamento dessas amostras ao Laboratório Central do Estado (LACEN Curitiba/Foz do Iguaçu);

Laboratório de Águas – recepção e análise de amostras de água para consumo humano dos 18 municípios consorciados; Análises microbiológicas para testagem de desenvolvimento de patógenos; Análise físico-química para quantificação do composto fluoreto; Análises de acompanhamento de qualidade da água  utilizada na sede do Ciscopar; supervisionar as coletas nos municípios consorciados; emitir relatórios mensais e laudos sobre o quantitativo e resultados das análises ao LACEN e ao Ciscopar; lavagem de materiais utilizados na realização das análises; realizar levantamento e controle de pedidos de recursos necessários ao laboratório de águas; aferir temperaturas das geladeiras e estufas; realizar limpeza e desinfecção das bancadas e equipamentos.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) –  em formato regional deu-se pelas definições de critério populacional determinado nas normativas do Ministério da Saúde. Foi implantado para compor a rede de atenção psicossocial (RAPS) na 20ª Regional de Saúde do Paraná, e compor a rede de cuidados para pessoas que tenham médio e alto risco em saúde mental referente a problemas de álcool e outras drogas. Tal serviço é composto por atendimento tratamento continuo, tratamento integral e matriciamento da RAPS e Atenção Primária. A equipe do serviço é multiprofissional trabalha no âmbito interdisciplinar.

Da Redação

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