Uma trajetória de compromisso com a educação profissional

Os olhos ficaram marejados e as palavras sumiram ao passo que Eledice entrou no laboratório de prática do curso de Técnico em Enfermagem. Foi no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac Unidade de Toledo, no Oeste do Paraná, que ela realizou o sonho da formação profissional. Foi na Unidade que a sua vida foi transformada. Hoje, Eledice atua na Unidade Básica de Saúde do Jardim Europa, no próprio município. O sentimento que envolve o coração desta profissional é de gratidão e realização.

Mas a sua história começou lá atrás. Eledice do Nascimento Rodrigues sempre cativou no seu coração o desejo de atuar na área da saúde. Aos 16 anos nasceu o seu primeiro filho e a realização do sonho ficou mais difícil. Um amigo que a encorajou para se inscrever no curso no Senac.

A rotina era desafiadora. De noite Eledice estudava, na madrugada trabalhava em uma indústria alimentícia e durante o dia se dedicava para cuidar do filho. Foram meses difíceis, mas na certeza que venceria e logo conquistaria o tão sonhado diploma.

“Nesse período eu tive o segundo filho e a minha vida ficou ainda mais apertada porque eu acabei ficando sozinha com os dois filhos, mas eu não desisti. Recebi muito apoio de amigos e familiares e também da equipe do Senac, que na época, através da administradora Dalva, nos ajudou com um auxílio para adquirir os materiais e equipamentos para dar continuidade ao curso”, conta.

DEDICAÇÃO – A gerente executiva, que atuou de junho de 2012 a junho de 2017, Dalva Zigante Ramos Pires recorda que a Eledice foi uma das alunas que se destacou pelo empenho e força de vontade, pois, mesmo com toda ajuda disponibilizada pelo Senac em relação aos itens do curso, existiam as demais necessidades básicas.

Dalva dedicou 35 anos de estudos e de trabalho no Senac – Foto: Arquivo pessoal

“A Eledice, como os outros alunos, faziam diárias, serviços temporários para se manter no curso, pois, a contrapartida era não exceder em faltas, ter 100% de frequência nos estágios obrigatórios e, principalmente, ter o aproveitamento de estudos teóricos e práticos, com média exigida na ocasião”.

O curso Técnico em Enfermagem exige muito do aluno. Dalva cita que é preciso que o aluno tenha o domínio para aprovação módulo a módulo, caso contrário, ele é reprovado e não segue o curso. Conciliar o trabalho e os estudos era um dos grandes desafios relatados pelos estudantes. “Me recordo da fala dos alunos que passavam a noite estudando porque não tinham tempo durante o dia. E a Eledice corria atrás mesmo; conseguiu até um estágio não obrigatório. Nos Conselhos de Classe era muito gratificante ver a alegria dos docentes ao perceber o empenho dos alunos, isto também nos levava a ajudar o máximo que conseguíamos”, relata.

CONTRIBUIÇÃO – Eledice recorda com carinho todo o apoio que recebeu durante o curso no Senac. Ao concluir o curso de Técnico em Enfermagem em 2016 ela agradeceu cada pessoa que colaborou para que esse sonho se tornasse realidade. Com o diploma em mãos, Eledice conseguiu emprego na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do Hospital Bom Jesus, no Hospital Geral da Unimed (HGU) e, atualmente, é servidora do município de Toledo atuando na unidade de Estratégia de Saúde da Família (USF), no Jardim Europa.

Dalva acredita que todo empenho de Eledice e dos alunos do Senac valem a pena. “É muito comum me deparar com ex-alunos atuando em cargos de chefia no mercado de trabalho. Eu amo trabalhar com pessoas e, para mim, atuar no Senac foi mais que um trabalho, foi uma missão de vida”, complementa a ex-gerente executiva.

Shenia destaca que o Senac tem contribuído na formação de mão de obra especializada no munícipio e na região – Foto: Arquivo pessoal

A história da Dalva com o Senac começou em junho de 1982, em Maringá, no Norte do Estado. Antes de participar do processo seletivo ela foi aluna dos cursos de Datilografia, Redação Comercial e Recepcionista de Eventos. Na Unidade, Dalva começou no setor de atendimento e matrículas, depois Secretaria quando surgiu a oportunidade de concorrer a vaga de coordenadora de cursos.

Na época, ela cursava Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e permaneceu coordenando áreas de Hotelaria/Gastronomia, Turismo, Moda e Beleza. “Depois, em 2011, participei de um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) realizado na Universidade Positivo e, sendo aprovada, solicitaram para eu assumir a gerência da Unidade de Toledo porque o antigo gestor estava por se aposentar. Eu sou fã de carteirinha do Senac, pois, realmente contribui para a comunidade de várias formas”, afirma.

COMPROMISSO – Em atividade desde 27 de maio de 1993, a unidade do Senac de Toledo capacita para o mercado de trabalho atualmente cerca de 2.000 pessoas por ano, dividido em diversos cursos, tais como: Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Massoterapia, Técnico em Informática, Técnico em Gastronomia, Cuidador de Idosos, Aprendizagem profissional, Cabelereiro, Barbeiro, entre outros.

“O Senac tem contribuído muito na formação de mão de obra especializada no munícipio e região, principalmente nos cursos da área da Saúde, onde a demanda é crescente. Muitas vezes já estão empregados na área mesmo antes de se formarem. Temos um grande índice de aprovações em concursos públicos”, comenta a gerente executiva do Senac de Toledo, Shenia Uez.

Assim como Eledice, centenas de alunos procuram pelo curso Técnico em Enfermagem na Unidade. Shenia cita que as turmas deste ano foram lotadas uma semana após o início das matrículas.

O curso tem duração de dois anos e oito meses e visa formar profissionais aptos para atender pacientes e grupos sociais na promoção, prevenção e recuperação em todo o ciclo vital. O mercado de trabalho é amplo, com possibilidades de ingresso em clínicas, ambulatórios, consultórios, unidades de pronto atendimento, escolas e home care.

Com carga horária de 1.800 horas, o curso é dividido em quatro módulos onde os alunos realizam estágio prático no final de cada módulo. Em 2023, o Senac Toledo está formando três turmas de Técnico em Enfermagem, cerca de 60 novos profissionais. Shenia comemora que 90% já estão empregados na área. Para o próximo ano vem novidade atendendo a demanda da área de Saúde da região Oeste.

“Para o ano de 2024, além das turmas de Técnico em Enfermagem também abriremos uma turma de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, demanda solicitada pelos hospitais do município. Toledo vem se destacando como um polo na área de saúde nos últimos anos, com a previsão da construção de novos hospitais na cidade a demanda por profissionais só aumenta. Seguindo a demanda regional o Senac programa seus cursos de acordo com o que o mercado de trabalho necessita”, esclarece Shenia.

TRANSFORMAÇÃO – Ainda emocionada pelas lembranças que o laboratório do curso de Técnico em Enfermagem traz, Eledice afirma que ali ela viveu uma das melhores época da sua vida. O sonho que antes estava distante e inalcançável, se tornou realidade e junto com ele realizações profissionais e pessoais.

“Passei em um concurso público em 5º lugar no município de Toledo e hoje eu sou realizada e imensamente grata pela oportunidade que tive. Se não fosse o Senac eu não teria chegado até aqui. O Senac me ajudou durante o curso de Técnico em Enfermagem, proporcionou conhecimento, estágio prático e abriu portas para o mercado de trabalho. Eu sou uma profissional realizada graças a oportunidade que tive aqui no Senac”.

Dalva, agora aposentada, também recorda dos 35 anos em que o Senac fez parte da sua vida. Para ela, a entidade tem um papel fundamental para a comunidade porque vai muito além de sua primeira missão que é preparar profissionais para as empresas das áreas de Comércio de Bens e Serviços e Turismo.

“Ele transforma vidas porque abre uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida para as pessoas da comunidade em geral, preparando para o primeiro emprego, requalificando, aperfeiçoando nos variados níveis, agora, até com Ensino Superior. E, tudo isto, com muita ética e responsabilidade, onde, o recurso arrecadado, realmente é bem utilizado e direcionado para o que se propõe. Me orgulho muito de ter contribuído com o Senac para a formação e desenvolvimento de muitos profissionais”, conclui.

Em 2023, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR completa 75 anos. São inúmeras Dalvas e Eledices que tiveram suas vidas transformadas pelo conhecimento, aprendizagem e oportunidades que o Sistema proporcionou. São muitas gerações que estudaram, atuaram e contribuíram para a formação profissional de milhares de brasileiros que fizeram e fazem parte do desenvolvimento do Paraná.

O Sistema

Desde 7 de julho de 1947, o Senac PR cumpre a nobre missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, levando a empresas e trabalhadores o subsídio educacional necessário para o aprendizado de uma ocupação e o aprimoramento de competências, em consonância com as transformações do mercado de trabalho. Mais de cinco milhões de atendimentos já foram prestados pelo Senac.

Em 19 de janeiro de 1948, reuniram-se cinco sindicatos empresariais e criaram a Federação do Comércio do Estado do Paraná, entidade sindical de grau superior, que entre outros objetivos e atribuições, passou a administrar os serviços sociais e de aprendizagem comercial no Paraná, através do Sesc e Senac. Em 2023, a entidade completa 75 anos de serviço, comprometimento e transformação de gerações.

Franciele Mota

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.