Unidade de Toledo: Fazenda da Esperança Cristo Rei completa 23 anos

A Fazenda da Esperança Cristo Rei está em festa: a entidade comemora 23 anos de criação da unidade de Toledo. A instituição busca colaborar com a sociedade em parceria com os poderes públicos e civis na restauração de vidas de pessoas que foram marginalizados na vida social em decorrência de seus vícios.

São em média 60 acolhidos. Os atendimentos são feitos de maneira interna durante 12 meses de recuperação, sendo assistidos pela equipe de voluntários da Fazenda da Esperança 24 horas por dia ao longo desse período.  Segundo o responsável e presidente da Fazenda da Esperança Cristo Rei de Toledo, Adriano Viana Moreira, a fila de espera é sempre grande, pois a demanda é grande também.

“A entidade tem muito a comemorar”, celebra Moreria. “São 23 anos na luta contra a dependência química e na valorização da família como pilar da sociedade. Com todo trabalho realizado também contamos ao longo desses anos diversas pessoas dispostas a ajudar a criar um mundo melhor, inclusive a participação da Igreja Católica ao longo desses anos”.

O COTIANO QUE AJUDA A RESTAURAR – O presidente explica que a rotina dentro da comunidade faz parte do método terapêutico que engloba três pilares fundamentais para a recuperação que são: espiritualidade, trabalho e convivência. Ele pontua que dentro desses pilares que a rotina é estruturada.

“Eles acordam cedo, já fazem sua higiene pessoal e tomam um café da manhã juntos. Participam da Santa Missa diária e depois de terem se alimentado -fisicamente e espiritualmente – seguem para suas atividades laborais. Essas atividades são definidas pela equipe de acordo com a capacidade de cada um. Temos vários setores para a laborterapia: horta, cozinha, panificadora, jardinagem, artesanato, limpezas gerais e também o cuidado com os animais, gado, porcos e galinhas. Tendo uma pausa para almoçar e descansar para retomar as atividades”.

No período da noite, os integrantes vivenciam alguns momentos de espiritualidade coletiva, onde são realizadas algumas reuniões com partilhas para autoconhecimento e também algumas palestras. O espaço também contempla momentos de lazer e recreação, como futebol, jogos de tabuleiro, oficinas de música, academia. Moreira pontua que a rotina é intensa, porém é muito produtiva e faz com que cada um se destaque onde se sente melhor.

“Sabemos que a sociedade, hoje em dia, sofre muito com o alcoolismo, drogadição, desestruturação familiar, ausência de Deus e temos conosco que somos parte da resposta de Deus para com a sociedade atual. Esse é o ponto chave que nos motiva a mantermos firmes neste propósito. Sabemos que temos uma grande importância na construção de uma sociedade melhor”, declara.

FESTIVIDADES – A programação para a festividade será com a presença dos fundadores da obra social. “Terá show com a banda Solo da Esperança, uma banda com integrantes da Fazenda da Esperança, um grande almoço, testemunhos de pessoas em recuperação e também aqueles que já terminaram o processo de recuperação e estão já inseridos novamente na sociedade, termos bingos e também a celebração da Santa Missa com Dom João Carlos Seneme, bispo da diocese de Toledo”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.