Unidade escolar abandonada vira abrigo para andarilhos
Na semana passada a Prefeitura de Toledo lançou a campanha Esmola Não Dá Dignidade, para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de não doar esmolas e, dessa forma, tentar amenizar o aumento de pessoas em situação de rua. Por outro lado, uma construção de uma Unidade Escolar de Educação Infantil, no Jardim da Mata, vem servindo como abrigo para andarilhos. Um vídeo denunciando o abandono da obra chegou à redação do JORNAL DO OESTE nesta segunda-feira (4).
Nossa equipe de reportagem esteve no local e constatou que, além dos restos de comida, bebidas e cigarros, roupas, sapatos, tênis e outros utensílios, como roupas de cama, comprovam a denúncia. Além disso, há pichações em muros e paredes, assim como tampas de caixas de passagem arrancadas. Parte da obra vem sendo depredada e uma grade também foi arrancada. O acesso ao local é fácil, pois um dos portões sequer tem corrente ou cadeado para impedir a entrada. O mato alto também tomou conta de toda estrutura.
De acordo com a placa em frente ao local aponta que a obra – uma Creche Tipo 2 – estava sendo feita com recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE), e foi retomada em 9 de fevereiro de 2023, com previsão de entrega para 10 de maio. Mas até agora a obra não está concluída e os problemas se acumulam.
NOTA RETORNO – Em nota a Prefeitura de Toledo informou que “as obras servirão para futuras instalações de um centro municipal de educação infantil. A construção era financiada com recursos do Governo Federal, que deixou de fazer os repasses ocasionando a desistência de diversas empresas. A Prefeitura, por sua vez, solicitou ao Ministério da Educação autorização para dar continuidade com investimentos próprios e abriu nova licitação, sendo que a construtora responsável também não concluiu e houve o rompimento do contrato. Agora, a administração municipal prepara um novo certame licitatório para continuidade dos trabalhos”.
Sobre o mato, também de acordo com a Prefeitura, o serviço de limpeza está na programação desta semana.
HISTÓRICO – A abertura do processo licitatório para a construção deste Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) aconteceu no dia 9 de setembro de 2015, coincidentemente durante a primeira gestão do prefeito Beto Lunitti. Segundo o cálculo inicial, seriam investidos aproximadamente R$ 1 milhão na nova unidade educacional no Jardim da Mata. A área total de construção é de 900 metros quadrados. O novo espaço deveria abrigar mais de 100 crianças. O término da obra e o início do funcionamento do novo centro estavam previstos para 2016.
Da Redação
TOLEDO