UNILA alcança nota 4 e avança na avaliação do Índice Geral de Cursos, do INEP

Universidade se destaca entre outras instituições do Paraná; cursos de Matemática e Química apresentam os melhores conceitos em nível nacional

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) teve boa avaliação no Índice Geral de Cursos (IGC) alcançando o conceito 4, numa escala que varia entre 1 e 5. Com a pontuação de 3,573, a Universidade destaca-se frente a outras instituições de ensino superior de Foz do Iguaçu e do Paraná, apresentando a segunda melhor nota entre as universidades federais e a sexta melhor entre as instituições públicas do estado.

Já na colocação nacional, a UNILA está em 111a posição entre 2012 instituições avaliadas e 35o lugar entre as 68 universidades federais, apresentando IGC acima da média nacional entre as universidades federais – que foi de 3,339 – e também entre as da região sul – que corresponde a 3,561.

Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no final de março e são relativos ao ano de 2021. A UNILA permanece com conceito muito próximo de quando foi avaliada na última vez, em 2019, quando alcançou a nota de 3,569.

Para chegar ao IGC, leva-se em conta a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), considerando o último ciclo do Enade; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Capes na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Avaliação dos cursos de licenciatura


De acordo com informações do INEP, nesta edição foram avaliados 30 cursos de graduação em todo o país, dos quais 17 são relacionados a licenciaturas. Segundo o órgão, dessa forma é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém-graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores. Dos nove cursos avaliados na UNILA, Matemática e Química receberam nota 5 no CPC, sendo que o curso de Matemática apresentou o maior conceito entre 420 cursos avaliados no país. Já o curso de Química apresentou o segundo maior conceito do país, entre 268 cursos avaliados.

Outros sete cursos receberam nota 4: Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, Filosofia (licenciatura), Geografia (licenciatura), Geografia (bacharelado), História (licenciatura), História – América Latina, e Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, tendo esse último apresentado maior conceito entre os cursos do Paraná.

Assessoria UNILA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.