UNILA recebe em novembro o 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine)
Evento será realizado entre 7 e 10 de novembro no campus Jardim Universitário e aceita inscrições como ouvintes
Mais de 500 pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação de todo Brasil se reunirão na fronteira, entre os dias 7 a 10 de novembro, para o XXVI Encontro da Socine, a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. O curso de Cinema e Audiovisual da UNILA receberá o evento no marco dos seus 10 anos. Com o tema “Volverse Otras: Imagens, políticas, sons e fronteiras”, a Socine deste ano contará com a participação também de cineastas e pesquisadores de outros países da América Latina.
A cineasta paraguaia Paz Encina fará parte da mesa de abertura do evento no dia 7 de novembro, no auditório Martina, no campus Jardim Universitário. Paz Encina é uma das principais cineastas daquele país e já teve seus filmes projetados e reconhecidos em importantes festivais internacionais. É o caso dos filmes ‘Hamaca Paraguaia’, Ejercícios de Memória” e o mais recente longa-metragem “Eami”. O Grupo Chaski do Peru também integra a programação de convidados, trazendo a experiência do cinema comunitário realizado naquele país.
Além disso, durante o Encontro da Socine na UNILA os participantes – apresentadores de trabalho e ouvintes -, terão a possibilidade de conhecer as pesquisas que vêm sendo realizadas por pesquisadores independentes e das mais diversas universidades brasileiras.
Programação e inscrições
As inscrições para ouvintes e para lançamento de livros da área de cinema e audiovisual estão abertas na página do evento. Para aqueles que querem conhecer mais sobre a história das salas de cinema, no dia 6 de novembro, acontecerá a Pré-Socine em Puerto Iguaçu, no espaço Iturren, onde será possível conhecer a história do grupo nacional de pesquisa sobre as salas de cinema e exibição cinematográfica. Além disso, o evento contará com a participação de representantes do Instituto de Cinema e Artes Audiovisuales da Argentina, que são responsáveis pelos projetos Sala de Cine Incaa, Cine Móvil e outros espaços de exibição cinematográfica da região de Misiones.
Essa é a primeira vez que a Socine cruza as fronteiras do Brasil e se expande mais ainda num fluxo de internacionalização. Para mais informações sobre o evento e inscrições: https://www.encontrosocine-unila.com.br/
Da Assessoria UNILA