Unioeste: Engenharia Agrícola ganha seis prêmios em Congresso Brasileiro

O curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu seis prêmios no Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea), em Pelotas (RS), em comemoração aos 50 anos do curso de Engenharia Agrícola no Brasil.

O Conbea é um dos eventos mais tradicionais do Brasil, mantido anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), tendo como objetivo estimular o crescimento e promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Engenharia Agrícola no Brasil.

O evento é divido por duas modalidades, oral e poster. Os trabalhos da Unioeste no Conbea 2022 que receberam o prêmio em primeiro lugar foram de Isadora Emanueli da Rosa Bernardi (acadêmica) com o tema “Pré-tratamento térmico na digestão anaeróbia dos resíduos de frutas e verduras (modalidade oral)”; Rebeca Silva Carozzi (acadêmica) com “Extração de proteína foliar de batata-doce beauregard por tratamento convencional e ultrassônico (modalidade oral)”; Professora DRA. Maritane Prior com a pesquisa “Disponibilidade espacial de fontes de energia renovável para o oeste do Paraná (modalidade poster).

Já os trabalhos premiados em segundo lugar da Unioeste no CONBEA foram de Ritieli Marostica (mestranda) com “Carcaças desidratadas: potencial bioquímico de metano (modalidade oral)”; professora dra. Maritane Prior com  “Uso e ocupação do solo e verificação de conformidade com o código florestal brasileiro da microbacia do Rio Cascavel, Cascavel (modalidade poster)”; Samuel Kuhl (mestrando) com “Correlação espacial de temperatura obtida por sensoriamento remoto orbital com sensores em campo (modalidade poster)”.

O Projeto Conbea 2022 Unioeste, foi uma iniciativa do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola (Agricoeste), e dos acadêmicos Luiz Felipe Gomes Ferreira e Maria Edurada Zanini. O atual coordenador do Projeto, o estudante Luiz Felipe Gomes Ferreira, já tinha comparecido ao Conbea em outras edições, além de ter ganho um prêmio no Congresso de 2022. Por causa dessa experiência produtiva, os estudantes do curso se organizaram dentro do Centro Acadêmico, e se mobilizaram para a realização do Projeto Conbea 2022 Unioeste. Realizando rifas e com ajuda de doações, o Centro Acadêmico conseguiu levar 39 alunos para o congresso. “O projeto serviu para levar os estudantes de Engenharia Agrícola da Unioeste para um dos congressos mais tradicionais da área, além de promover uma interação com outros alunos, já que é um evento que recebe profissionais do Brasil e do exterior. Divulgar os trabalhos que fazemos na Unioeste é uma parte muito importante nesse âmbito, e ter o trabalho reconhecido em um evento tão grandioso se torna algo essencial na formação acadêmica dos alunos”, explicou o coordenador.

 O evento, ocorrido em outubro, contou com a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais atuantes em diversas áreas da Engenharia Agrícola, vindo de várias regiões do Brasil e de outros países.

Isabela Vitoria

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.