Unioeste sedia Primeiro Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sediou nesta quarta-feira (23) o Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial – Desenvolvendo o Estado do Futuro. Realizado pela Secretaria Estadual do Planejamento, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Paraná Projetos, Paraná Produtivo, Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (AGEUNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o fórum tem como objetivo promover os instrumentos de desenvolvimento, planejamento e monitoramento de políticas públicas para a sociedade civil, lideranças, empresários locais e academia, visando a qualidade de vida e o avanço das regiões. Este é o primeiro dos cinco fóruns que serão realizados em outras regiões do Paraná.

         O evento reuniu lideranças regionais, prefeitos, secretários, vereadores, técnicos municipais, cidadãos e setores acadêmico e empresarial. Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o Fórum é um pedido do governador para poder instrumentalizar, deixar um legado e um olhar do Paraná para o futuro, e nada mais justo do que pensar nesse Paraná do futuro ouvindo as entidades, o mundo político, o setor empresarial e sobretudo a Universidade. “É a ciência, é o conhecimento que vão nos dar condições de criar essa sinergia para que a gente consiga transformar toda essa metodologia, todas essas ações no orçamento, em ações que vão beneficiar a população. É simbólico, mas extremamente importante ter a Universidade ao lado nesse processo, para que a gente possa com ciência, com técnica, construir um orçamento onde todos os sonhos, os sentimentos das mais diferentes regiões do Paraná, possam estar representados no orçamento dos paranaenses para a gente poder transformar em ações e obras que vão ter impacto no dia a dia da população”, ressalta Guto.

         Destacando a contribuição das Universidades para o desenvolvimento do Estado, o diretor geral da SETI, Jamil Abdanur Júnior, comenta a importância da da relação entre as secretarias e universidades com a população. “Em relação a SETI, nós teremos a oportunidade de demonstrar e evidenciar aos municípios e regiões, as possibilidades que nós do segmento universitário temos em apoiar projetos e políticas de desenvolvimento das cidades. Teremos a chance de demonstrar nesse evento, uma gama de projetos e programas que estão à disposição desses municípios para a discussão de planejamento e desenvolvimento desses territórios. Além disso, a aproximação da Universidade e da sociedade é fundamental para o progresso. A academia busca através de políticas extensionistas essa proximidade, e os municípios podem ver nas instituições possibilidades e parcerias que podem ser realizadas em conjunto e atender as demandas”.

         Com Cascavel sendo o município que recebeu o primeiro dos cinco Fóruns, o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, ressalta a relevância desses eventos serem realizados nas Universidades. “A discussão é sobre o desenvolvimento regional em um estado como um todo, então é muito importante estar sediado em uma Universidade, pois são Instituições que trabalham fortemente com isso. A Unioeste marca o território do Oeste e Sudoeste do Paraná, então é um lugar apropriado para desenvolver essas discussões que naturalmente trabalham pelo desenvolvimento regional. Historicamente nós defendemos e comprovamos essa ligação entre a Universidade e o desenvolvimento, pois onde as universidades estão vinculadas, os trabalhos de desenvolvimento são mais ativos”.

         Representando a prefeitura de Cascavel, o vice-prefeito cidade, Renato Silva, comenta a qualidade do desenvolvimento da região e a necessidade de trabalhar ainda mais o tema. “Nós temos uma região muito forte e muito rica, mas tem gente ainda com muita necessidade e cabe a nós facilitarmos a vida do próximo. Nós temos as melhores pessoas que vão nos ajudar a pensar em como crescer e diminuir o desequilíbrio social”.

         Considerando as pessoas que fazem parte de diferentes regiões do Paraná, a Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, aponta como a diversidade e o envelhecimento dos cidadãos devem ser considerados para o desenvolvimento. “Somos um povo construído por várias etnias, nacionalidades e religiões, essa inclusão para o eco comercial é muito importante para o desenvolvimento pois são cidadãos que produzem riqueza e renda. Além disso, precisamos pensar no futuro por causa do envelhecimento populacional. Ninguém se preparou para viver tanto, nós esquecemos que o futuro é esse, devemos nos preparar para cuidar dessas pessoas idosas e das que ainda serão idosas”.

O Fórum também contou com a palestra do Consultor Inetrnacional, Jean Tromme, com o tema “Medellín: um modelo de transformação territorial”, que trouxe para o evento o seu projeto realizado de desenvolvimento na cidade de Medelin (Colômbia). O consultor objetiva que a sua palestra sirva de inspiração para as futuras possibilidades de desenvolvimento no Paraná. “A minha palestra fala sobre a transformação que realizei em Medelin, hoje estou aqui explicando o processo para os presentes de uma forma que sirva para inspirar as futuras mudanças, que possam estudar o que fazemos desde 1990 e usar como referência. Quero demonstrar que a mudança é possível, trazem bem-estar para as pessoas, investimento e melhoram a imagem da cidade, colocando a região em um foco positivo e com mais qualidade de vida”.

Próximos Fóruns

24/05 – Curitiba

Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Prédio da Administração – Av. Coronel Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas;

13/06 – Guarapuava

Unicentro – R. Padre Salvador. 875;

20/06 – Londrina

Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Rod. Celso Garcia Cid – PR-445, km 380 – Campus Universitário;

21/06 – Maringá

Universidade Estadual de Maringá (UEM)- Av. Colombo, 5790 – Jd. Universitário.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.