Usina do Conhecimento: espaço interativo da UTFPR aproxima ciência da comunidade

Estimated reading time: 3 minutos
O prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi e toda a equipe de secretariado da Prefeitura de Toledo fizeram uma visita técnica na Usina do Conhecimento, que é gerida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A visita ocorreu na segunda-feira (17), após a reunião de rotina do prefeito com o secretariado, que foi realizada no mesmo local.
A visita foi um convite do diretor geral da UTFPR de Toledo, Elder Schemberger, que apresentou as salas e os equipamentos de demonstração de ciência para os visitantes. O local é visitado normalmente por crianças e adolescentes e tem quatro ambientes temáticos que buscam incentivar o interesse pela ciência, com ilustrações, dispositivos científicos, curiosidades, entre outros.
Espaços – o primeiro ambiente é o “Espaço Lab”, que dispõe de jogos matemáticos e lógicos, robótica e curiosidades. É um espaço lúdico que as crianças mais frequentam, onde elas podem mexer e brincar à vontade. O segundo é o “Espaço das Ciências”, onde se pode fazer experimentos, misturar líquidos, experimentar ilusões de ótica, brincar com um dispositivo de arrepiar os cabelos, entre outros. O terceiro é o “Espaço Mente”, que é mais focado em experiências visuais para estimular a mente, como a Sala de Ames, que proporciona uma ilusão de perspectiva em relação à altura das pessoas, holograma, caixa de espelhos, quadros de ilusão de ótica e areia cartográfica. O quarto espaço é a área externa, que proporciona experiências lúdicas com obras de ilusão, quebra-cabeça Tangram, xadrez gigante, cadeira orbital, chinelofone, entre outros.
“A ciência, por muito tempo, foi restrita a uma classe de pessoas ou até considerada algo chato. A intenção desse espaço é justamente desmistificar isso, mostrar que a ciência, a matemática, a química, a física, são coisas legais de se fazer e interagir, e que estão no nosso dia-a-dia”, destacou Elder.
Ele ressaltou que a Usina vem trazer a popularização da ciência para todos, que podem interagir, experimentar, pegar, ver e participar dos experimentos de química e de física e entendê-los. “Estamos mostrando aqui como a ciência é divertida, não é algo chato e pesado. É para a criança até o idoso”, finalizou.
A Usina do Conhecimento fica localizada na ilha do Parque Ecológico Diva Paim Barth, é aberta para visitação de todos de terças a sextas-feiras, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h30, e aos sábados das 13h30 às 17h00.