UTFPR: Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos está com as inscrições abertas

Encerra no dia 8 de setembro as inscrições para a seleção para o Programa de Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo. As inscrições podem ser feitas unicamente pelo sítio eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb.

O curso de Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) da UTFPR de Toledo oferta vagas para formados em várias áreas da ciência, como química, farmácia, agronomia, e engenharias, assim como também admite alunos do último ano da graduação (alunos especiais).

Segundo a coordenadora do PPGQB da UTFPR Toledo, Kelen M. F. Rossi de Aguiar, é um curso que forma mestres em dois anos, é gratuito e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Ela pontua que as atividades de pesquisas técnico-científicas do mestrado podem ser executadas no período noturno, assim como as aulas são, em sua maioria, ofertadas neste período.

“O PPGQB forma profissionais de alto nível para atuação em projetos relativos as linhas de pesquisa do programa, que são em Desenvolvimento e aplicação de materiais e em Processos Biotecnológicos. Além de preparar o aluno para desenvolver metodologias investigativas científicas, também o prepara a para a docência universitária”, pontua Kelen ao salientar que mais detalhes sobre o PPGQB podem ser encontradas em: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb.

ELABORAÇÃO DO CURSO – O programa conta com 15 professores doutores que atuam como orientadores dos alunos ingressantes. Os professores possuem projetos em parcerias com empresas da região e de outros locais do Brasil. O corpo docente também possui parcerias com pesquisadores estrangeiros, nas quais os alunos podem fazer parte das pesquisas conjuntas. Os currículos e projetos de pesquisa dos professores podem ser encontrados em: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb/area-academica/docentes.

“Os alunos do PPGQB podem atuar no Campus Toledo desenvolvendo suas pesquisas experimentais nos laboratórios do campus. Possuímos um laboratório multiusuário com equipamentos de grande porte, como Difratômetro de Raio-X e Microscópio Eletrônico de Varredura, além de equipamentos de menor porte, como Espectrômetro de infravermelho, e cromatógrafos os quais são essenciais à execução dos projetos no âmbito do PPGQB”, declara ao apontar que é possível conferir mais informações sobre os laboratórios podem ser encontradas em: https://portal.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/laboratorios/laboratorio-central-analitica-labca.

REQUISITOS PARA APROVAÇÃO – Conforme a coordenadora do PPGQB da UTFPR Toledo, serão admitidos, para inscrição, portadores de diploma ou provável concluinte/formando em 2023 dos cursos de graduação plena em Engenharia Química, Tecnologia em Processos Químicos, Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Farmácia, Agronomia e áreas afins, reconhecidos oficialmente. Documentos como currículo Lattes, ficha de inscrição e documentos pessoais são requeridos para efetivar a candidatura. Todos os detalhes podem ser encontrados no edital (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3915062&id_orgao_publicacao=0). A seleção será realizada por meio de três etapas, de caráter classificatório, consistindo da Análise do Currículo Lattes, Projeto e Carta de Intenções.

FORMAÇÃO CONTINUADA – “Serão oferecidas dez vagas para alunos regulares e cinco para alunos especiais. Também possuímos vagas reservadas (negros, pardos, indígenas e PcD). O PPGQB visa formação continuada em recursos humanos qualificados e diferenciados para atuar no setor industrial e acadêmico, contribuindo para o exercício da prática profissional avançada e transformadora. Incentivamos a candidatura dos profissionais das áreas afins ao PPGQB, que podem executar projetos de interesse da empresa em que atuam. Também há possibilidade de financiamento com bolsa de estudos”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.