Procura pela vacina da dengue ainda é tímida

Estimated reading time: 2 minutos

Desde o mês de maio do ano passado, o Município disponibiliza a vacina que combate a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue. As doses são destinadas às crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizados na terça-feira (25), mostram que desde o início do novo ano epidemiológico de 2025, o Paraná já contabiliza 36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro mortes em decorrência da dengue. Os números ressaltam a necessidade da prevenção com ações de cuidados e também a vacinação do público alvo.

Contudo, a procura pela vacina continua tímida no município. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, cerca de 3000 crianças e adolescentes, que fazem parte do público alvo da vacina, tomaram a primeira dose do imunizante. Há aproximadamente 1000 crianças e adolescentes que tomaram a segunda dose, mas que ainda estão com o esquema vacinal incompleto, uma vez que é necessário tomar duas doses da vacina em um intervalo de três meses.

COBERTURA – “Precisamos ampliar a cobertura da vacina da dengue. É um público que vai nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acompanhado dos pais ou responsáveis, e por isso a importância da conscientização sobre a vacina. No período de matrículas, os índices de vacinação melhoram por conta da declaração de vacina exigida pelas instituições de ensino, mas é preciso completar o esquema vacinal, estar com as duas doses para a proteção”, explica a enfermeira do setor, Rosana Cerbarro.

A enfermeira pontua também que a busca ativa realizada pelas unidades de saúde e através dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Além de enfatizar a importância de manter os quintais limpos, sem recipientes que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue, eles enfatizam a necessidade de vacinar o público alvo protegendo da doença”, complementa.

O Município aguarda a próxima remessa mensal da vacina contra a dengue para continuar com a imunização do público alvo. A previsão de chegada é para essa semana ainda.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.