VI ERSAU fomenta discussões voltadas a revisão do Plano de Arborização Urbana

Toledo foi palco de mais um ciclo de temas voltados a arborização urbana. Na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), o município sediou o VI Encontro Regional Sul de Arborização Urbana (ERSAU). O evento ocorreu no anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico e contou com a participação de representantes de mais de 29 municípios.

O tema do VI ERSAU foi “Arborização e suas interfaces: caminhos para uma cidade resiliente”. O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

“O ERSAU é uma forma regionalizada de discussão da arborização urbana e está conectado a discussão que vai ocorrer a nível federal por isso que a realização é junto com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto.

Segundo o secretário, o evento trouxe palestrantes pensando na logística do evento, contudo, de maneira conectada a revisão do Plano de Revisão de Arborização que está acontecendo no município de Toledo. Dessa forma, ele justificou o fato da temática tem suas interfaces em uma cidade resiliente.

Para que o VI ERSAU tivesse o dinamismo proposto, foram convidados palestrantes que trouxeram visões da Copal, da Sanepar, do IAT, do Ministério Público (MP), representantes da prefeitura de Maringá – que tem uma arborização que no Estado tem bom reconhecimento.

AVANÇOS DA REVISÃO – “Traremos neste evento, ao final dele, mais elementos para compor aquele grupo que já é amplo que está sendo feito. O Ersau foi derivado de discussões dentro do Plano de Revisão de Arborização e lá foi constituído vários grupos de trabalho. São quatro grupos de trabalho: trata sobre o viveiro, a legislação, a caracterização e educação ambiental. Os quatro eixos que vamos focar nas discussões e cada um vai apresentar através de um cronograma que será apresentado na próxima reunião para os próximos passos, para que tenhamos essas informações”, explicou o secretário.

Outro ponto em destaque que abrange a revisão é o fato de Toledo ter contrato com uma empresa que é do georreferenciamento. “Essa é uma das principais plataformas que vai fazer parte do Plano de Revisão de Arborização. A ideia é que com o georreferenciamento possamos entregar tudo isso digital para que todos os contribuintes possam acessar olhar para a árvore, que está em frente à casa, clicar nela e descobrir todas as características”.

JUNHO VERDE – Toledo trabalha a data DO Dia Mundial do Meio Ambiente de maneira mais ampla. Desde 2017, com a implementação da lei o município tem o Junho Verde. O município passa o mês discutindo e promovendo ações voltadas a conscientização e educação ambiental.

O VI ERSAU marca o encerramento das atividades do Junho Verde. O encontro teve como propósito contribuir com a melhoria da gestão da arborização urbana, especialmente, pelas prefeituras. Além disso, visou incentivar a formação de novos profissionais e apresentar exemplos em inovação e tecnologia que possam colaborar com a resiliência dos municípios.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.