Surtos de ‘viroses de verão’ podem ser evitados com ações preventivas

Estimated reading time: 4 minutos

Nesta estação é comum que hospitais, pronto atendimentos e consultórios médicos registrem casos de viroses gastrointestinais ou as ‘viroses de verão’. Hábitos neste período com o aumento de visitantes no litoral ou nas cidades podem resultar no aumento expressivo de diversas doenças. A 20ª Regional de Saúde de Toledo repassa orientações referente aos cuidados que devem ser adotados pela população e pelos serviços de Saúde para evitar surtos da doença.

Segundo o diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo Fernando Pedrotti, as viroses gastrointestinais são mais comuns e causadas por vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus. “Para estes, não existe antiviral, só tratamento de suporte e controle, com hidratação oral ou venosa e medicamentos para febre, enjoo e vômito”.

Pedrotti explica que receber o diagnóstico de virose é comum neste período. Ele salienta que as altas temperaturas ou a superlotação das praias podem contribuir para a proliferação de vírus transmitidos pela água, pelo espirro, pela saliva ou pela contaminação de alimentos. “Cuidados simples podem fazer toda a diferença, tanto na prevenção quanto no tratamento”.

Experiência dolorida com ‘viroses de verão’

A estudante Anallu Emidio da Silva visitou Guaratuba, município do litoral do Paraná, com sua família e amigos. Ainda na praia, a jovem começou a apresentar dores no estômago. Os sintomas se agravaram no período noturno, com dores no corpo e forte dor de cabeça. “Muita dor! Na sequência, comecei a sentir ânsia. As dores eram tão intensas, que perdi o apetite e não conseguia mais me alimentar”, revela Anallu.

São quase sete dias com os sintomas. Na última terça-feira (21), Anallu precisou buscar por atendimento hospitalar para minimizar os sintomas e, principalmente, as dores. “O médico prescreveu soro, medicações para repor a flora intestinal e cessar a ânsia ou o vômito. Eu não tive diarreia, porém tenho muita ânsia. Hoje [quarta-feira] consegui comer. Contudo, às vezes, vômito”.

A jovem pontua que os sintomas surgem com a dor no estômago. “Espero que tudo melhore logo. O médico explicou que o vírus, nas últimas vezes, está mais resistente. Com isso, as doenças gastrointestinais são causadas com mais frequência e em pessoas que estiveram na praia ou não ou que estão somente na cidade, no caso Toledo”. Anallu acredita que o contato com vírus possa ter ocorrida na água do mar.

Precaução contra as ‘viroses de verão’

De maneira geral, as doenças gastrointestinais podem ser causadas por vírus e, em via de regra, a transmissão está relacionada, principalmente, aos hábitos de higiene, conforme menciona Pedrotti.

Para manter a saúde em dia, algumas recomendações são importantes e elas podem evitar que a pessoa fique doente durante as férias ou os passeios. O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo destaca a importância de lavar muito bem as mãos antes de se alimentar ou manusear alimentos. “Higienizar os alimentos também é fundamental, especialmente, aqueles que serão consumidos crus”.

Outra recomendação de Pedrotti é lavar muito bem as mãos depois de utilizar o sanitário. Além disso, é recomendável manter superfícies e ambientes limpos.

“Pode parecer estranho mencionar a necessidade de lavar as mãos após usar o sanitário, mas isso precisa ser reforçado”.

O diretor da Regional de Saúde ainda pontua que a limpeza deve ocorrer com água e sabão. “São cuidados básicos de higiene e eles fazem a diferença no futuro”.

Consumir água filtrada ou fervida, manter cuidados com os alimentos, como uma conservação adequada e com a escolha do local para fazer a refeição são outras recomendações. “Não sabemos se todos os locais seguem as boas práticas de alimentação, embora elas existam. A boa conservação dos alimentos e da água são fundamentais para evitar doenças. Se essas orientações forem adotadas, conseguiremos prevenir a partir disso”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.