Apae Toledo inicia ano letivo com 221 alunos e melhorias na unidade
Estimated reading time: 3 minutos
A primeira semana de fevereiro é marcada pelo retorno das aulas da rede municipal, estadual e algumas instituições privadas. Também retornaram as atividades educacionais os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), unidade de Toledo.
A entidade segue a legislação e orientação da Secretaria do Estado da Educação em relação ao Calendário Escolar. Neste ano são 221 atendidos com deficiência intelectual e múltipla deficiência.
O ponta pé inicial do ano letivo foi na última quarta-feira (5), mas os atendimentos na área da saúde e assistência social iniciaram no dia 27 de janeiro. A diretora da Apae Toledo, Lucimar Recalcatti Vieira, comenta como foi o primeiro dia aula.
“Esse é um período de adaptação, principalmente para os alunos que vêm da rede regular de ensino, tanto de escolas privadas quanto públicas (municipais)”.
PREPARAÇÃO – E para recepcionar os alunos, os profissionais da Apae estiveram reunidos na segunda-feira (3) e terça-feira (4) para estudo e planejamento, reflexão, análise e planejamento das ações para o ano de 2025, com a finalidade no aprimoramento das práticas pedagógicas e no planejamento de atividades inclusivas e adaptadas.
“A direção da Apae juntamente com a equipe da entidade, recebe e acolhe todos os alunos e familiares com muito entusiasmo e alegria neste ano que se inicia, e reforça a importância da parceria entre profissionais e pais para o bom desenvolvimento dos atendidos”.
No período das férias e recesso escolar, a unidade da Apae de Toledo também passou por melhorias. Lucimar explica que neste ano foram realizadas obra como pintura interna e externa no prédio, calçadas e muro, além de consertos de calçadas. “São obras para garantir um ambiente agradável, alegre e seguro para todos”, complementa.
ATENDIMENTOS – A Apae de Toledo oferta os serviços de educação, saúde e assistência social destinados para pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência, bem como aos seus familiares, visando autonomia bem como desenvolvimento integral dos atendidos.
Lucimar pontua que a comunidade pode colaborar por meio de doações espontâneas, que são essenciais para a manutenção e melhoria dos serviços oferecidos. As doações podem ser realizadas na conta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo, da seguinte forma: Banco do Brasil – agência 0587-8 – conta nº 9101-4 ou por PIX 75974931000190.
Da Redação
TOLEDO