“Vou trabalhar muito por Toledo e pela região”, defende Elton Welter

O convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o deputado federal Ênio Verri assumir a direção geral do lado brasileiro na Itaipu Binacional dará a Toledo uma condição histórica: pela primeira vez a cidade terá dois deputados federais. Além de Dilceu Sperafico – eleito pelo Progressistas – o vereador Elton Welter também deverá assumir, diante da condição de primeiro suplente da Federação que conta com o Partido dos Trabalhadores. “Foi uma surpresa positiva e vou articular muita coisa boa para a nossa região e para o Paraná”, disse ele em entrevista exclusiva ao JORNAL DO OESTE nesta sexta-feira (27).

“Serei 4 anos deputado federal e preciso agradecer ao presidente Lula e ao Ênio”, comentou Welter que assume numa condição mais tranquila em comparação a outros suplentes porque, tão logo tenha seu nome confirmado para o cargo na Itaipu, Ênio Verri precisará renunciar como deputado federal, abrindo a vaga em definitivo para Welter.

A condição única de Toledo ter dois deputados federais ajuda à região se desenvolver ainda mais. Para isso, acredita, é preciso manter o bom relacionamento com toda bancada do Paraná, formada por 30 deputados ao todo. “Vou ajudar muito, articular muito com o deputado Dilceu e com a bancada. A região ganha. O Paraná ganha”, disse ele, citando a necessidade de resolver gargalos de infraestrutura de logística e transporte. Também mencionou a necessidade de concluir as duplicações previstas e ainda rever o modelo do contrato de concessão do pedágio.

PEDÁGIO – Ainda sobre o pedágio, Welter acredita ser necessário discutir a tarifa menor, com investimentos para que o Oeste do Paraná não seja prejudicado. O modelo apresentado, em sua opinião, “é um modelo com tarifa cara”, afirmou ao citar estudos realizados pela bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná.

“É muito preocupante e não podemos passar mais por isso. Precisamos ser competitivos e as tarifas não podem ser tão altas”, comentou ao defender o modelo de pedágio de manutenção e afirmou ser preciso o Governo Federal encontrar caminhos para fazer os investimentos necessários. “Precisamos achar um modelo justo e equilibrado.

BANDEIRAS – A chance de poder trabalhar durante os 4 anos garante a Elton uma maior tranquilidade e ele pretende desenvolver projetos importantes no setor da educação e agricultura familiar com desenvolvimento sustentável. Afirmou também que irá se empenhar bastante na busca pela solução de problemas com o passivo ambiental dos dejetos e que compromete a capacidade de ampliação da produção em toda região.

Para Welter, o fato de Toledo ter o maior PIB agropecuário implica no município ser protagonistas nesse processo. Ele defendeu financiamentos públicos em projetos dessa natureza para que produtor tenha a solução ambiental e econômica, transformando o dejeto numa alternativa de renda na propriedade. “Estamos num caminho muito perto disse acontecer”, garantiu Elton Welter, citando que até junho o Governo Federal deverá encaminhar uma proposta neste sentido para ajustar o melhor modelo de energias renováveis junto com o Governo do Paraná

“Isso tudo vai gerar renda nas propriedades. Vai dar uma solução ambiental boa e vai garantir que as gerações futuras tenham água com mais qualidade e ainda permitir a ampliação do espaço de produção”.

DESONERAÇÃO – Welter destacou que estará muito ligado na articulação de projetos de desenvolvimento regional, até mesmo em parceria com a iniciativa privada e que pretende apresentar propostas para desonerar questões que sejam estratégicas para o desenvolvimento regional para a geração de emprego e renda. “Os projetos precisam ter sustentabilidade econômica”, disse ele, citando que setores ligados ao agronegócio precisam agregar mais valor e não apenas exportar commodities. “Temos que achar fórmulas para isso e desonerar, se isso for estratégico para a geração de emprego e renda, com maior valorização da mão de obra, porque assim se fomenta o desenvolvimento”.

Neste sentido, Elton Welter defendeu um apoio ainda maior ao desenvolvimento do Biopark em Toledo que, segundo ele, é um dos maiores atrativos de negócios hoje na cidade.

EXPECTATIVA – Ainda na opinião de Welter, o período no qual o PT governou – com o próprio Lula e Dilma Rousseff – foram anos muito positivos para a economia e para a sociedade. Ele citou a queda do desemprego, a redução da fome e da miséria, além do aumento real do salário mínimo. Destacou projetos sociais desenvolvidos no período.

“O Brasil empobreceu nos últimos anos e vamos corrigir isso”, comentou Welter

Eu acredito que vamos pacificar o país para ajudar nessa articulação

Precisamos promover políticas públicas que promovam o desenvolvimento com qualidade

Ele pregou o respeito mútuo e que, junto com a bancada federal do Paraná, vai trabalhar para fazer do Oeste do Paraná uma região ainda mais rica. Por fim ele afirmou ser necessário pacificar o país e que a oposição precisa ser feita com critérios. Para ele, a composição feita pelo presidente Lula dará a estabilidade política necessária para a execução de projetos para o Brasil começar a crescer e se desenvolver.

Márcio Pimentel

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.