Vulneráveis: idosos são alvos frequentes de golpes

Nos traços faciais, na cor dos cabelos, nas mãos, na saúde, na experiência que somente a vida pode trazer é possível observar o crescente aumento da população idosa. Sem a proteção dos direitos, esse público fica mais vulnerável as situações de violência, desrespeito e falta de empatia. Os idosos também são alvo de golpistas que, sem nenhuma piedade, podem interferir drasticamente na vida das vítimas.

“O Ministério Público cuida da defesa dos direitos que são assegurados as pessoas idosas, principalmente em relação aos que se encontram em situação de risco. Considerando que, desde o início da pandemia do coronavírus, os golpes as pessoas idosas aumentaram cerca de 60%, tornou-se necessário chamar atenção deste público-alvo para tentar ao máximo prevenir a ação de golpistas”, lamenta o promotor de Justiça Titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, José Carlos Mendes Filho. “Pois uma vez acontecido o golpe, muitas vezes, é difícil retornar ao estado anterior”.

A atuação do Ministério Público, segundo o promotor, começa através da prevenção. No município são realizadas palestras que visam levar orientações, descrever quais são os golpes, de que modo eles ocorrem, qual autoridade buscar para fazer a denúncia, ou seja, buscam diretamente a prevenção.

“Todas as pessoas são passíveis de passar por um golpe, não apenas a pessoa idosa, portanto, independentemente da forma que ocorrer, a orientação é não deixar de denunciar, pois ainda é possível reverter a situação ocasionada. Ao momento que perceber que algo não está correto, procure a autoridade competente, sem qualquer medo ou vergonha por ter caído em um golpe, isso infelizmente é algo que acontece muito”, destaca o promotor.

TIPOS DE GOLPES – Os golpes mais comuns, são popularmente conhecidos por: a) telessaque; b) golpe do motoboy; c) boleto falso; d) whatsapp clonado; e) golpe do bilhete premiado. O promotor alerta que também é preciso ficar atento a outras situações legais, que podem vir a causar um enorme prejuízo financeiro a pessoa idosa.

“É necessário desconfiar de propostas muito vantajosas, que oferecem muitos benefícios, ou grandes ofertas de dinheiro, ainda mais quando ocorrem via telefone, mensagem ou pelo aplicativo “WhatsApp”, que atualmente é um dos meios mais comuns de ocorrer”, enumera.

As pessoas idosas podem fazer a denúncia para qualquer autoridade competente, acionando a Polícia Militar e em especial a Delegacia de Polícia Civil, bem como o Ministério Público. Ainda, tratando-se de uma relação de consumo, também é possível realizar a denúncia via Procon.

“O aspecto mais importante para se evitar um golpe, para deixar de ser vítima de um golpista, é em primeiro lugar desconfiar de propostas muito vantajosas. Lembre-se sempre que o golpista se vale da ambição (desejo de ter vantagem ou de lucrar) da própria vítima para iludi-la. A ilusão de obter uma vantagem única, que ‘somente será possível naquele momento’, infelizmente retira da vítima a lucidez e a cautela devidas no momento da abordagem pelo golpista. Assim, é importante sempre ter cautela, pesquisando, buscando informação e orientação com pessoas próximas e até mesmo com as autoridades acima referidas”, conclui o promotor.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.