X vermelho na palma da mão: mulher pede ajuda em farmácia
A violência doméstica intimida muitas mulheres. São agressões físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais que devastam sonhos e vidas. Ter coragem para buscar ajuda nem sempre é algo fácil. Mesmo quando elas conseguem ser ouvidas, ainda temem pela vida.
Na madrugada do último domingo (6), uma mulher entrou em uma farmácia de Toledo e mostrou uma das mãos para a pessoa que estava no balcão. Ela queria muito mais que medicamentos, ela queria ajuda. Na palma de sua mão tinha um X vermelho: um pedido de socorro.
O ‘sinal vermelho’ representa pedido de ajuda em casos de violência doméstica. Conforme o boletim de ocorrências da Polícia Militar, assim que a Central recebeu a denúncia, por volta das 3 horas, uma equipe foi até o local. No interior da farmácia, os policias encontraram a mulher.
Em conversa com a equipe, a mulher relatou que é vítima de violência doméstica praticada pelo marido. Ela afirmou que já foi agredida fisicamente, porém até aquele momento não tinha denunciado o homem.
Segundo o boletim, a mulher contou que as ofensas iniciaram devido a função profissional dela e que o marido é contra o atendimento ao público masculino. Recentemente, ocorreu uma situação de importunação sexual – um dos clientes queria algo além dos serviços profissionais presados pela mulher. No início da noite de sábado (5), após ingerir bebida alcoólica, o marido passou a falar sobre o assunto e culpá-la pela situação. A vítima também relatou aos policiais que o esposo teria usado palavras ofensivas, dizendo que ela estaria denegrindo a honra dele. Além disso, o homem teria ameaçado a mulher de morte.
Diante das agressões verbais e ameaças, a mulher disse ao marido que precisava ir até uma farmácia para comprar alguns medicamentos. Temendo por sua vida e de se filho, ela fez o X na palma da mão e pediu socorro. Os policias deram voz de captura ao homem que estava dentro do carro em frente a farmácia. Ele foi detido e encaminhado a 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo para as providenciais cabíveis. A vítima também expressou a necessidade de uma medida protetiva, pois teme que o homem posso tentar contra a vida dela.
PEDIDO DE SOCORRO – A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica é lei. O PL 741/2021, que define o programa como uma das medidas de combate à violência contra a mulher, foi sancionado na data de 28 de julho de 2021. Com a Lei, os órgãos de segurança pública e os poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública podem fazer parceria com estabelecimentos comerciais privados para a promoção e a realização do programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica para ajudar a mulher vítima de violência.
Da Redação
TOLEDO